A comunidade católica de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, está em festa. Neste domingo acontece a celebração de ordenação como bispo do padre Afonso Fiorenze, que foi seminarista e religioso do município. A cerimônia será realizada no ginásio de esportes da empresa de cimento Votorantim. A expectativa é que cinco mil pessoas acompanhem a cerimônia.
O padre Afonso iniciou os estudos na vida religiosa em 1953 no seminário de Colombo, com apenas 10 anos de idade. Em 1970 foi ordenado padre em Rio Branco do Sul. Até hoje dedica sua vida à missão da igreja, desenvolvendo trabalhos em paróquias do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Pertencente à Congregação da Paixão de Jesus Cristo (pacifistas), padre Afonso foi nomeado como bispo pelo Vaticano em novembro de 2003. Ele irá comandar a paróquia de Luziânia, em Goiás.
A indicação foi recebida, por padre Afonso, como mais uma missão que lhe foi colocada dentro da peregrinação dentro da igreja. “Vejo como um serviço de maior responsabilidade dentro da igreja. Recebo como um pedido para se colocar a serviço”, falou. Entre os maiores desafios da nova função, padre Afonso afirmou que está em conhecer a realidade do município e descobrir os caminhos que devem ser trilhados a partir disso.
Festa
O pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, de Rio Branco do Sul, Lineu Prado, afirma que a ordenação do padre Afonso Fiorenze representa um momento de muita graça para o município e um presente para a paróquia, que neste ano completa 60 anos de atividades. Além disso, será uma grande festa para todo Brasil, já que a cerimônia de ordenação será acompanhada pelo núncio apostólico, Lorenzo Baldisseri, que representa o papa João Paulo II no Brasil.
A celebração de ordenação será às 15h, e contará também com a presença do arcebispo metropolitano, dom Pedro Fedalto, e do arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, e outros quinze bispos e cem padres de todo o País. O padre Afonso Fioreze irá celebrar a sua primeira missa como bispo no dia 22 de fevereiro, em Rio Branco do Sul.