A primeira vez que encontramos o padeiro Luís César Marques, de 25 anos, foi há quase três meses, quando fomos fazer uma matéria no Centro Municipal de Urgências Médicas (CMUM) da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Naquele inverno com “cara de verão”, paramos em uma padaria próxima para comprar água e o atendente não acreditou que uma equipe do jornal estava ali. “Um dos meus sonhos é aparecer na Tribuna”, comentou Marques na época.

continua após a publicidade

Por causa do projeto Caçadores de Notícias, sem querer houve o reencontro casual, quando retornávamos de outra reportagem e passamos em frente da Panificadora Barigui, na Rua Senador Accioly Filho. Desta vez fomos para a Vila Barigui especialmente para falar com Marques. “Deus ouviu as minhas orações”, disse, quando viu a equipe dos Caçadores de Notícias entrando novamente na padaria, ontem.

Uma figura simpática, que faz de tudo um pouco na padaria: prepara pão de minuto, pão francês, bolos, cuques e chineques, além de ajudar no atendimento do balcão. “Leio a Tribuna todos os dias. Diante de tanta notícia de tragédia, queria aparecer para mostrar como não é difícil lutar”, conta. Marques entra no trabalho às 6h30, faz uma pausa na hora do almoço e só deixa a padaria às 20h. “Venho para o trabalho feliz. Aqui é minha segunda casa. Aqui tenho pessoas que me ajudaram muito”, declara.

Aos poucos, contando sobre a sua vida – que teve momentos bastante difíceis -, o padeiro revela o seu maior sonho: ser um cantor de sucesso. Nunca fez um curso de canto, mas alimenta todos os dias este sonho. Desde criança escreve algumas músicas, se inspirando na natureza, no dia a dia e nas meninas. Uma das canções chama “Mãe, eu não estou bêbado” e é o relato de um telefonema carente para a mãe adotiva, que achou que o padeiro estava embriagado. Foi parar até no Youtube.

continua após a publicidade

Marques canta mais em casa do que no trabalho. Monta até microfone no home theater. Quando o patrão não está na padaria, ele até arrisca algumas canções. Enquanto o sonho não se realiza, Marques leva uma vida digna como padeiro na Vila Barigui. “Sonhar não custa nada. Como cantor, a gente sabe que é difícil. No fundo, ele sabe disso. Também precisamos falar a realidade. Mas qualquer tipo de sonho vale”, afirma André Caruso, proprietário da padaria.

Veja o vídeo com Luís cantando.

continua após a publicidade