Oito filhotes de ovelhas da raça Suffolk nasceram por inseminação artificial no Parque Barigui, nas últimas duas semanas. Os procedimentos de inseminação e acompanhamento da gestação das fêmeas foram feitos por veterinários da Prefeitura de Curitiba em parceria com alunos e professores do curso de medicina veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

continua após a publicidade

"É a primeira vez que nascem ovelhas por inseminação artificial neste rebanho", afirma a veterinária Ana Sílvia Passerino, da Prefeitura. "O trabalho foi um sucesso, inclusive com o nascimento de trigêmeos", disse. Com o nascimento dos oito filhotes, o rebanho do parque Barigui sobe de 22 para 30 ovelhas.

As inseminações foram feitas em novembro de 2007, pelas veterinárias Janifer Silva Caldas e Maria da Graça Schuartz, com acompanhamento dos alunos e professores da PUC. A gestação, confirmada em dezembro, durou quatro meses. Os nascimentos iniciaram no dia 22 de março. Os trigêmeos vieram no dia 1º de abril. Dois filhotes nasceram na madrugada desta quinta-feira (3).

"Só percebemos que o rebanho havia aumentado, com mais dois filhotes, quando o dia amanheceu", disse o tratador Dinor de Paula, funcionário da Prefeitura, que há 20 anos trabalha com animais. Os filhotes são acompanhados de perto por veterinários e tratores, com cuidado especial para a amamentação. Em alguns casos, como já aconteceu anteriormente, é preciso alimentar os filhotes com mamadeiras.

continua após a publicidade

Os filhotes serão identificados nos próximos dias. Eles receberão um brinco de identificação para controle e acompanhamento por parte dos veterinários. "A atenção será voltada ao desenvolvimento e às condições de saúde dos animais", afirma a veterinária Ana Silvia. O rebanho de ovelhas é uma das atrações do parque Barigüi. Os freqüentadores do parque podem visitar os animais e os filhotes no recinto das ovelhas, atrás do posto da Guarda Municipal.