A previsão para a nova estação, que começou na quinta-feira e vai até o dia 20 de junho, é de chuvas de nível normal para baixo. De acordo com o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar Fernando Mendes, o outono é, por característica, um período em que chove menos. Em relação às temperaturas, por ser uma estação de transição, pode ainda ocorrer dias mais quentes, assim como mais frios. Segundo o órgão, há riscos de estiagem, principalmente no mês de abril, e de geadas, entre os dois próximos meses.
De acordo com o balanço feito pelo meteorologista, o verão, que terminou no último dia 19, foi um período de chuvas em nível de normal para acima. Em regiões isoladas, foram registradas chuvas mais fortes. No litoral, os meses mais chuvosos foram janeiro e fevereiro. Já na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e na região central do Estado, o mês de mais chuva foi dezembro.
Nesse período em que, como característica da própria estação, as chuvas são mais intensas, também foram numerosas as ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com o Sistema Digital de Dados do órgão, entre 21 de dezembro de 2007 (início do verão) até o último dia 19, em todo Paraná, foram atendidas pelo menos 177 situações de alagamento. A maioria nas regiões de Londrina e do litoral. Casos de destelhamento foram cerca de 56, principalmente na região de Cascavel. Quedas de árvores atendidas, principalmente na região de Londrina e Maringá, foram 282 ocorrências e de deslizamento foram 27, principalmente na região de São José dos Pinhais.
Previsão
Segundo o Simepar, durante o outono, ?em termos da distribuição espacial das chuvas, nas regiões sudoeste e oeste do Estado são registrados os maiores valores, enquanto que no norte paranaense acontecem os menores valores?. Ainda de acordo com o órgão, ?a partir da segunda quinzena de abril, o risco climático de geadas aumenta nas regiões mais altas do Estado (Palmas, Guarapuava e Inácio Martins). Em maio e junho, o risco abrange todas as regiões do Paraná?. O nevoeiro também é característico desse período, como informa o instituto.
Em relação às temperaturas, em abril a mínima, de 13,1ºC, está prevista para a região central, e a máxima, de 27ºC, no litoral. Para o mês de maio, a previsão é de mínima de 10,1ºC, para o centro, e máxima, de 25,3ºC, para o litoral. Já no mês de junho, a previsão é de mínima de 8,5ºC também na região central do Paraná e máxima de 17,7ºC para o norte. Ainda de acordo com as previsões do Simepar, a região de menos chuva, de abril a junho, será a RMC – de 55 a 75 milímetros no próximo mês) e a de mais chuva será o sudoeste do Estado (de 110 a 200 milímetros, em abril.