A partir das 8h44 de hoje começa oficialmente o outono no País. A estação, que se estende até as 2h43 do dia 21 de junho, tem como característica a transição do clima quente e úmido do verão para o frio e seco do inverno.
Isso significa dias de bastante calor misturados a outros com temperaturas mais amenas. De acordo com o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Reinaldo Kneib, os primeiros dias da nova estação tendem a ser nublados e com chuvas fracas, assim como ocorreu nos últimos dias em Curitiba.
“Essa garoa e o tempo fechado são resultado de uma massa de ar frio que veio do oceano, fazendo com que o tempo ficasse mais fechado. Contudo, espera-se que logo as temperaturas se elevem”, adianta.
O outono costuma ser um período em que as chuvas ficam mais escassas, se comparado ao verão. A média prevista para a estação deve variar de normal para abaixo do normal.
“Poderemos ter períodos de estiagem por dez dias ou mais. Maio é o mês em que as chuvas acontecem com mais frequência”, explica. Além disso, outra marca da estação é a formação de nevoeiros e o início de geadas, previstas para ocorrem no final do mês de abril.