Saudável

Ostras com qualidade garantida em Guaratuba

Turistas e moradores de Guaratuba, no litoral do Estado, podem comprar ostras no Mercado Municipal sem risco de contaminação. Isto porque o governo do Estado desenvolve no município o projeto de depuração de ostras, que retira as bactérias do produto.

“O projeto faz parte do Programa Estadual de Desenvolvimento de Pesquisa, Aquicultura e Pesca, e visa a garantir ao consumidor a qualidade das ostras”, disse o coordenador do programa, o veterinário da Emater, Ivo Luís Olsen.

A ostra é lavada para retirada das “cracas” e colocada em tanques. Na depuradora, a água, vinda da baía, passa por um filtro de areia, que segura as partículas maiores, e por filtros que seguram bactérias e plânctons, causadores de doenças como a disenteria, conforme explica o funcionário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Milton Nakamura. Em seguida, a água é esterilizada por lâmpadas ultravioletas e pelo ozônio.

“É feito ainda o resfriamento da água dos tanques porque se a água ficar com temperatura acima de 24 graus a ostra desova e perde carne, prejudicando o produto e as vendas. Com este processo, a ostra pode ser consumida “in natura’ sem qualquer risco de contaminação”, afirma Nakamura.

Os produtos recebem um selo de certificação e são vendidos por pescadores credenciados pela prefeitura, em um projeto que beneficia mais de 40 pessoas, como conta Odair Claudino Leite, pescador há 12 anos. “O projeto fez com que as vendas aumentassem 50% em relação ao mesmo período do ano passado”, explica.

O morador da cidade de Araucária (Região Metropolitana de Curitiba), Wilson Mijolaro, diz que dá preferência ao Mercado Municipal de Guaratuba para comprar ostras. “Segurança alimentar é muito importante porque ninguém quer tirar férias, vir para a praia, e pegar uma doença”, disse.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Emater e Prefeitura de Guaratuba. Atualmente, são depuradas 42 dúzias de ostras por dia. Há depuradores também em Paranaguá e Guaraqueçaba.

O governo do Estado desenvolve ainda projetos de pesquisa e desenvolvimento de sementes de ostras no Centro de Produção e Preparação de Organismos Marinhos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo