Os melhores barmen das Américas na capital

Noventa e dois barmen de diversos países do continente e de todos os Estados brasileiros participam, até amanhã, dos campeonatos brasileiro, paranaense, pan-americano free-style e pan-americano de coquetelaria. Os eventos tiveram início ontem, às 18h, no Hotel Rayon, localizado no centro de Curitiba. Hoje e amanhã, podem ser apreciados pelo público em geral a partir da 14h, com entrada franca.

Segundo o presidente da Associação Paranaense de Barmen, Sérgio Bento, participam dos eventos os melhores profissionais do mundo. Todos falam mais de um idioma e são preparados para representar seus países ou seus estados nos diversos campeonatos realizados pelo mundo. “Só por participar dos concursos, os barmen já conquistam a confiança de seus patrões e o reconhecimento de outros profissionais do setor. Todos os que concorrem são muito profissionais”, explica.

Esta é a primeira vez que o campeonato brasileiro, que existe desde 1970, é disputado no Paraná. Em anos anteriores ele ocorria em São Paulo. A mudança ocorreu porque barmen paranaenses foram bicampões em dois anos seguidos e, devido a isso, passaram a representar o Brasil em campeonatos estrangeiros. Os participantes fazem provas de conhecimentos gerais e língua estrangeira. Depois são avaliados nos quesitos: seqüência perfeita no preparo de coquetéis, manuseio de utensílio, sobras e faltas de ingredintes, batendo com a receita proposta. Após, os avaliadores fazem a degustação, avaliando aroma, sabor e aparência. No campeonato panamericano free stile, os participantes executam acrobacias.

Os vencedores recebem troféus e prêmios em dinheiro. O barman campeão brasileiro representará o País, no ano que vem, no mundial de coquetelaria da Espanha. Ele vai viajar com todas as despesas pagas. Os demais competidores receberão diplomas de participação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo