O município de Barbosa Ferraz está enfrentando uma virose que já atingiu 56 moradores desde a primeira semana de outubro. Os sintomas da doença são parecidos com os da dengue: febre, dores no corpo e de cabeça e náuseas.
Segundo Lúcia Marques, secretária municipal da Saúde, a situação está mais tranqüila e a hipótese de dengue já foi descartada. “De todos os exames feitos, apenas dois deram positivo”, esclarece. O vírus ainda não foi identificado, mas suspeita-se que seja o Oropouche, característico do Norte do País.
A secretária da Saúde diz que nunca houve um caso de Oropouche nos estados abaixo de Tocantins. “Suspeita-se que ele tenha chegado até Barbosa Ferraz por meio de um eleitor, vindo dessa região, ou dentro de algum carro ou caminhão.”
De acordo com Lúcia, 58% dos infectados são homens e 42% mulheres. “Não houve casos com crianças”, afirma. A secretária alerta que as pessoas da região devem continuar se cuidando e fazendo uso de repelente. “É importante se proteger, principalmente, ao amanhecer e ao anoitecer, que são os horários em que o vetor do vírus mais ataca”, avisa. A secretária, porém, diz que desde a última terça-feira não foi notificado qualquer caso.
Lúcia pede para que as pessoas que estiverem com sintomas parecidos não se dirijam à farmácia, mas sim para a Secretária da Saúde. “Só assim poderemos ter um controle maior da situação”, pondera.