Uma queda em um buraco mobilizou o Corpo de Bombeiros no interior da Arena da Baixada no início da manhã desta sexta-feira (20). Por volta das 6h40, um rapaz de 21 anos, precisou ser atendido depois de cair de uma altura de dois metros e ferir o joelho direito.
O jovem trabalhador foi identificado como Jocenir Aparecido Leal. Ele foi atendido no local e encaminhado ao Hospital Evangélico, sem risco de morte. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, Jocenir caiu em um buraco no estacionamento da Arena, no começo da madrugada, quando chegou ao estádio para trabalhar e ia em direção a um dos elevadores.
Um amigo o socorreu e chamou os superiores, que disseram que ele deveria continuar trabalhando. O rapaz, que é contratado de uma prestadora de serviços para limpeza da fachada do estádio, continuou o trabalho e, pela manhã, uma colega de função viu que a perna de Jocenir estava inchada.
Foi então que chamaram o Siate e, depois que os Bombeiros receberam a autorização da Fifa para entrar na Arena, o rapaz foi socorrido. Os socorristas chegaram a reclamar da burocracia para prestar o atendimento ao ferido. A ambulância esperou pelo lado e fora até que fosse liberada. De acordo com o Hospital Evangélico, Jocenir deu entrada no pronto-socorro às 7h54.
O médico de plantão fez um exame de raio-x, que não encontrou nenhuma fratura. A suspeita, segundo o último boletim médico divulgado pelo hospital, é de que ele tenha sofrido uma lesão no ligamento do joelho. Jocenir ficou em repouso, passou por uma tomografia, para saber se não teve nenhuma lesão maior, e deve receber alta ainda nesta sexta-feira (20).
O estado do rapaz não é considerado grave. Em nota, o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da Fifa (COL) esclareceu que o trabalhador pediu auxílio aos brigadistas do estádio, em virtude de dores que sentia em decorrência de um trauma no pé que ocorrera no dia anterior. O brigadista que prestou atendimento ao Jocenir solicitou o auxílio direto do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) ao invés de prestar o atendimento no estádio.
Como a ambulância do Siate não estava credenciada, ela teve de esperar alguns minutos no lado externo até a liberação, tendo realizado na sequência o atendimento normalmente. O comitê desmentiu o boato de que o funcionário da manutenção do estádio teria caído no fosso de um elevador e de que a Fifa teria proibido a entrada do socorro médico.
Jogo
Nesta noite desta sexta-feira (20), o estádio receberá o segundo jogo da Copa do Mundo em Curitiba. O duelo será entre Honduras e Equador.
Por conta da partida, há um forte esquema de segurança no local. A ambulância do Siate teve dificuldades para fazer o resgate por conta da burocracia no estádio.