As operadoras de telefonia móvel do Paraná iniciam amanhã mutirão de atendimento em todo o Estado para resolução de problemas. A ação é apenas um dos compromissos constantes do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com a CPI da Telefonia Móvel da Assembleia Legislativa no dia 19 de junho. Oi, TIM, Vivo, Claro e Sercomtel devem fazer ampla convocação de clientes por rádio e televisão para comparecerem nas lojas ou agências dos Correios (em municípios onde não há pontos de venda).

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Nos jornais, os anúncios foram publicados no dia 25 deste mês. “Os consumidores devem aproveitar esse momento para resolverem seus problemas. As empresas têm cinco dias para receber e verificar a reclamação e mais cinco para dar uma solução”, explica o deputado Leonaldo Paranhos (PSC), que presidiu a CPI.

Relatório

Até o próximo dia 5, a CPI deve encaminhar às operadoras as mais de 15 mil reclamações recebidas pela central móvel que percorreu o Estado entre 8 e 29 de maio, passando por Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco, Guarapuava, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Curitiba. “Estamos finalizando o relatório e fazendo a triagem das denúncias para enviar às operadoras apenas as queixas que dizem respeito a problemas pontuais, deixando de fora as reclamações sobre falta de sinal, cuja solução depende de outras ações, que também serão executadas”, enfatiza Jefferson Abade, coordenador geral da CPI.

A fiscalização do mutirão será da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa e pelos órgãos de defesa do consumidor, como Procon, OAB e Ministério Público. No TAC, as operadoras também se comprometeram a entregar à Comissão de Defesa do Consumidor, até 31 de agosto, plano de investimentos para o Paraná. “Nesse plano devem estar contemplados investimentos que representem melhora significativa do sinal em médio prazo”, avisa.

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