Na próxima quarta-feira começa a Operação Viva o Verão do governo do Estado. Cerca de 680 homens do Corpo de Bombeiros (CB) vão estar trabalhando em 94 pontos do litoral do Paraná como guarda-vidas. Na última temporada, 13 pessoas morreram afogadas. Mas esse número poderia ser maior se não fosse a atuação dos bombeiros que realizaram 1.642 salvamentos e fizeram mais de 55 mil advertências a banhistas que estavam colocando a vida em risco.
As pessoas que descerem para o litoral vão poder contar com os cuidados dos salva-vidas que estarão distribuídos nos pontos de maior movimento. Segundo o tenente Leonardo Mendes dos Santos, os bombeiros que participam da operação fazem um curso de formação que tem duração de quatro meses e todos os anos passam por reciclagens. Eles aprendem sobre as características do mar, estudam o comportamento da população, como lidar com as pessoas, a legislação e como proceder em caso de desacato, além de treinamento aquático, condicionamento físico e primeiros socorros.
Segundo o tenente, geralmente as vítimas de afogamento são jovens, têm idade entre 10 e 35 anos e são do sexo masculino. Pode-se afirmar que a imprudência está relacionada a maioria dos casos. Das 13 mortes registradas na última temporada, 11 ocorreram longe dos postos de salva-vidas. ?Se tivessem próximos poderiam ter sido salvos?, comenta o tenente Leonardo.
Além do trabalho de prevenção e salvamento feitos pelos bombeiros, a corporação também vai atuar fazendo vistorias em casas de show e comércio para evitar incêndios, além de realizar os serviços pré-hospitalares por meio do Siate. Cinco equipes vão estar trabalhando no litoral.
PM
A Polícia Militar também está se preparando para atuar no litoral. Parte do efetivo que vai trabalhar durante a Operação Viva o Verão passou ontem por um treinamento. De acordo com o tenente-coronel Celso José Mello, um dos coordenadores da operação pela PM, é importante que o policial militar tenha consciência de que a população espera muito mais dele, além de trabalho corriqueiro de segurança, como por exemplo informações de utilidade pública ou turística. Nessa fase, 250 policiais participaram do treinamento.
PRF
Para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a operação verão começa hoje e a corporação também terá a sua logística e efetivos reforçados. Vai contar com um helicóptero de patrulhamento e resgate aéreo, seis viaturas de resgate, viaturas operacionais e descaracterizadas, dois postos móveis, cães farejadores, cinco radares fotográficos, seis radares manuais, 12 etilômetros, entre outros equipamentos. A PRF também vai distribuir materiais educativos para combater a exploração sexual infantil e outro com os cuidados necessários para evitar acidentes.