BPtran

Operação Pisca-pisca multa 67 motoristas em Curitiba

A Operação Pisca-pisca, realizada pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPtran), já multou 67 motoristas em apenas 30 minutos no dia do lançamento, nesta quarta-feira (2). As autuações aconteceram na Avenida Silva Jardim, esquinas com as ruas Mariano Torres, Tibagi e Conselheiro Laurindo, região central de Curitiba.

O objetivo da operação é chamar a atenção dos condutores para a obrigatoriedade e a importância do uso da sinalização. A multa para quem for flagrado não utilizando o pisca-pisca é de R$ 127 e menos cincos pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo o tenente-coronel Loemir Mattos de Souza, comandante do Bptran, além do risco de acidentes, a falta do uso do pisca-pisca pode ser um fator que motiva a violência no trânsito.

“Muitos acidentes poderiam ser evitados e também existe a questão da violência. Quando um motorista não sinaliza a sua intenção de mudar de faixa, por exemplo, os outros condutores xingam, buzinam e acontece uma confusão”.

Os Boletins de Ocorrência (BO), registrados no Bptran, apontam que muitas situações constrangedoras que ocorrem no trânsito, como brigas, discussões, irritação, além de acidentes, ocorrem devido a falta de uso do pisca-pisca.

A operação – que será o foco do trabalho dos agentes nos próximos dez dias – será realizada nos cruzamentos que acumulam mais registros de acidentes na cidade.

Segundo o último relatório do Brtran do mês de setembro, os locais com o maior número de colisões são: Avenida Sete de Setembro com Mariano Torres e Avenida Victor Ferreira do Amaral, nos cruzamentos com a BR-376 e Rua Brasílio de Lara.