A Operação Escudo, lançada no fim da tarde desta quarta-feira (30), vai colocar mais 400 policiais militares nas ruas de Curitiba para aumentar o policiamento preventivo e ostensivo realizado pela corporação. É um dos primeiros projetos do novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo José de Oliveira. ?Estamos reformulando a nossa maneira de atuar, sempre com o objetivo de bem atender a população, levando segurança a todos?, disse ele.

continua após a publicidade

O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, e comandantes dos batalhões da PM participaram do lançamento da operação, realizado na Praça Rui Barbosa, centro da capital. ?Estamos readequando o policiamento dentro de uma nova realidade da visão administrativa e operacional do novo comando da PM?, declarou Delazari. A operação deve ser levada a outros municípios do Estado.

A intenção da Polícia Militar, com a Operação Escudo, é colocar os policiais nas ruas nos momentos em que a população mais precisa, como nos horários de saída do trabalho, quando a circulação de pessoas aumenta. Num primeiro momento, os policiais ficarão nos cruzamentos mais movimentados, em duplas, cada um numa diagonal das esquinas.

Eles vão ser distribuídos naqueles pontos apontados pelo Geoprocessamento ? Mapa do Crime como de maior necessidade da presença policial. Nesta primeira etapa da Operação Escudo, os policiais vão atuar a partir das sedes de batalhões, companhias e outras unidades da PM.

O coronel Anselmo explicou que este reforço no policiamento vai ser feito pelos policiais que trabalham no serviço administrativo, cuja escala de trabalho vai ser alterada. Eles vão permanecer apenas tempo necessário em suas unidades de trabalho para cumprir com as atividades burocráticas. ?Todo policial vai executar os serviços normais de policiamento, e às vezes vai ficar no serviço administrativo. Estamos invertendo a ordem de ação da PM?, afirmou Anselmo. Ainda de acordo com ele, o planejamento que foi feito para a Operação Escudo leva em consideração o melhor aproveitamento do efetivo disponível.

continua após a publicidade

Uniforme

A Operação Escudo recebeu este nome para reforçar seu caráter de proteção ao cidadão. Durante o lançamento da operação a Polícia Militar apresentou um novo modelo de jaqueta que passa a ser usado pelos policiais militares nas suas atividades diárias. Anteriormente, os policiais usavam, no inverno, jaquetas na cor preta. Este novo modelo é dupla face, sendo preto de um lado e amarelo com faixas reflexivas do outro. De acordo com a PM, o novo modelo vai primar pela segurança do próprio policial por ser reflexivo e ainda permitirá que a população visualize mais facilmente o efetivo de serviço.