Sem noção!

Operação entre PM e GM apreende carros de “jacu boys” no Barigui

Uma operação contra os famosos “jacu boys” terminou com mais de 10 multas e pelo menos nove carros encaminhados ao pátio do Detran por perturbação de sossego e infrações de trânsito. O trabalho em conjunto da PM, Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Guarda Municipal (GM) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) foi feito na tarde deste domingo (17), no Parque Barigui, conhecido pela constante presença de motoristas que estacionam os carros e colocam o som nos últimos volumes.

De acordo com a GM, todos os nove motoristas foram multados em R$ 1 mil cada, por som além do permitido. Destes motoristas, sete receberam também multas por infrações de trânsito, pela Setran, e seis deles foram recolhidos ao pátio do Detran, por irregularidades diversas. Além dos seis, outros três veículos também foram conduzidos ao pátio: um por estar estacionado em local proibido e dois por bloquearem a passagem de outros veículos.

A operação aconteceu com data marcada, mas sem avisar os “jacu boys”, como são conhecidos os motoristas que exageram no volume do som dos carros. Além de prevenir o abuso do som (conhecido como perturbação de sossego), visava inibir também atos de vandalismo, irregularidades de trânsito e outras situações que pudessem ser encontradas.
A intenção é que o trabalho conjunto continue. “E nós vamos intensificar. Porque essas ações servem, na verdade, para dar paz e tranquilidade aos usuários dos serviços públicos municipais. Precisamos fazer com que as pessoas que vão aos parques, por exemplo, consigam aproveitar o dia da maneira adequada e também que isso não afete quem mora aos arredores”, explicou o inspetor Claudio Frederico, diretor da Guarda Municipal de Curitiba.

Ainda conforme o relatório final da operação contra os “jacu boys”, parte das penalidades foram aplicadas no próprio local para agilizar os procedimentos do judiciário e apenas os motoristas que estavam com irregularidades de trânsito foram conduzidos ao pátio do Detran. “Para retirar o carro, o motorista deve pagar todas as multas que recebeu, além da taxa de permanência no pátio do Detran”.

Outras operações como a deste final de semana devem acontecer nos próximos fins de semana nos parques de Curitiba. “É importante também que os próprios moradores e quem frequenta estes locais denunciem, entrem em contato com a GM, com a PM, pois esse é um trabalho que fazemos em conjunto”, disse.

Segundo a legislação brasileira, o ato de perturbação de sossego nada mais é do que incomodar o descanso alheio com gritaria ou algazarra; abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos; provocar ou não tentar impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda, entre outros fatores. O ato é tido como contravenção penal e a pena acontece de duas formas: prisão, que varia de 3 a 15 dias, ou multa, que é o método mais comum utilizado.

De acordo com Claudio Frederico, cabe a Guarda Municipal, em parceria firmada com a SMMA, fiscalizar os atos de poluição sonora. As operações são feitas com equipamentos que medem os decibéis em toda a região de Curitiba. O número da GM é o 153.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna