Sob a coordenação da Polícia Militar do Paraná foi realizada na noite desta quinta-feira (31/01) a primeira grande operação da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) do ano. Apesar de a atividade já acontecer periodicamente, o grupo decidiu intensificar os trabalhos a partir de reuniões realizadas em Curitiba (PR), após a tragédia ocorrida em Santa Maria (RS).
Dos seis estabelecimentos comerciais fiscalizados, três foram fechados por falta de documentos que liberam o funcionamento. Os dois primeiros, além de outras irregularidades, não apresentaram o alvará, e o terceiro não apresentou documento de Licença Sanitária. Os bares que apresentaram problemas são o “Aos Democratas”, “Bar Curytiba” e “Class Night Club”.
A Aifu é uma das ações da Secretaria da Segurança Pública (Sesp) em que participam diversos órgãos com o intuito de fiscalizar os estabelecimentos comerciais que não atendam as posturas municipais e aqueles que geram ocorrências.
Participaram da ação, policiais e bombeiros militares, além de civis, guarda municipais, agentes da prefeitura municipal (da Vigilância Sanitária, Secretaria do Urbanismo do Meio Ambiente e a COSED, Fundação de Ação Social (FAS), a Secretaria de Trânsito (Setran), representação da Secretaria de Trabalho, além de outros órgãos.
Problemas encontrados
O bar “Aos Democratas” apresentou problemas com o alvará e com as escadas de incêndio. No caso do “Class Night Club”, a causa do fechamento foi a falta de documentações do estabelecimento. O caso mais grave foi com o “Bar Curytiba”, em que a fiscalização encontrou problemas com higiene na cozinha, como mau cheiro, restos de comida e alimentos com o prazo de validade vencido.
Defesa
Representantes das casas noturnas falaram o que está sendo feito. O “Aos Democratas” informou que a liberação do alvará está em andamento, bem como o plano para as escadas de incêndio. O “Class Night Club” revelou que vai apresentar as documentações do estabelecimento ainda hoje e o “Curytiba Bar” garantiu que vai se adequar às normas. Contudo, o representante do “Curytiba” afirma que foi vítima de abuso de autoridade.
Correção
Anteriormente foi noticiado no Paraná Online que o Boteco Santi, no bairro Batel, estava com problemas. Houve um erro da reportagem. O local foi inspecionado e está funcionando 100% de acordo com a lei. Além do Boteco Santi, o primeiro estabelecimento a ser fiscalizado, os bares James e Lique também estavam trabalhando sem problemas.