Motoristas e cobradores do transporte público de Curitiba realizaram um protesto na tarde desta segunda-feira (15), na Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba. O serviço já foi normalizado.
Segundo o Sindicato dos Motoristas e Cobradores da Grande Curitiba (Sindimoc), a manifestação ocorreu em reação a represálias das empresas contra dirigentes da entidade sindical que representa a categoria.
O presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, afirmou que ao longo dos últimos meses foram demitidos oito diretores do sindicato. Teixeira acusa as empresas de perseguição e cerceamento da atividade sindical, citando que tais atitudes contrariam a Constituição, assim como a convenção 87 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Procurada pela reportagem do Paraná Online, a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) criticou a atitude do Sindimoc – “mais uma vez não respeita nem os passageiros, ao promover constantes paralisações nos últimos meses” -. A assessoria também ressaltou que nenhum dirigente, que tenha a prerrogativa de estabilidade no emprego, foi demitido.
A Setransp ainda frisou que não teve nenhum diálogo com o Sindimoc nos últimos dias a respeito do assunto e ainda pediu o apoio da população de Curitiba e Região Metropolitana.
A URBS destacou, via assessoria de imprensa, que trabalhou para minimizar o impacto e está notificando as empresas, além de denunciar os dois sindicatos dos funcionários e empresas, o Ministério Público do Trabalho e a Promotoria de Defesa do Consumidor por paralisação de serviços essenciais.