Ônibus híbrido na linha Interbairros II na segunda

Passageiros da linha Interbairros II conhecerão a partir de segunda-feira (27) o ônibus híbrido, que roda com um motor elétrico e outro movido a diesel. O ônibus, fabricado pela empresa Volvo, na Suécia, será testado em Curitiba durante três semanas.

“Esperamos que a população aprove o veículo, e que a empresa alcance os resultados necessários para a fabricação em larga escala. É a tecnologia beneficiando o meio ambiente”, diz o prefeito Luciano Ducci, que conheceu o ônibus na quarta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro.

Além de Curitiba, o ônibus está sendo testado também em São Paulo e no Rio de Janeiro. Dependendo dos resultados, o veículo pode ser fabricado na unidade da Volvo em Curitiba e incorporado à frota da cidade para a Copa do Mundo de 2014.

O ônibus começará as viagens às 5h12, no Capão Raso, e será recolhido às 15h47 para avaliações. Cada um dos cinco trajetos feito pelo ônibus híbrido terá 41 quilômetros, totalizando 205 quilômetros por dia.

O Interbairros II passa pelos Terminais Capão Raso, Campina do Siqueira, Cabral, Campão da Imbuia e Hauer, parando, em média, a cada 500 metros entre os terminais.
“No começo os passageiros poderão estranhar, pois a aparência externa do ônibus é diferente do veículo da cor verde que estão habituados”, alerta o gestor de Operação de Transporte da Urbs – Urbanização de Curitiba S.A.

O “Hibribus” tem capacidade para até 80 passageiros, 32 sentados, tem piso baixo, permitindo aos passageiros embarques e desembarques no mesmo nível da calçada, motor a diesel traseiro, enquanto as baterias que movem o motor elétrico ficam no teto do veículo.

No sistema híbrido, o motor elétrico é usado para arrancar o ônibus e chegar a uma velocidade de 20 Km/h. Depois, entra em ação o motor a diesel. A energia gerada pelas freadas vai recarregar as baterias do ônibus e, enquanto ele estiver parado, o motor a diesel fica desligado.

Segundo o presidente da Volvo Bus América Latina, Luis Carlos Pimenta, a emissão de poluentes do ônibus híbrido é 50% menor do que nos ônibus comuns. A economia de combustível fóssil chega a 40%. O ônibus também pode utilizar o biodiesel.

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