O hibribus -ônibus híbrido, movido a eletricidade e a diesel- começou a circular hoje em Curitiba. É a primeira vez que um ônibus elétrico integra o sistema de transporte público da cidade, considerado modelo no Brasil.

continua após a publicidade

O veículo, fabricado pela Volvo, circulará por enquanto em apenas uma linha, que passa pelos bairros centrais e vai até a PUC (Pontifícia Universidade Católica). Serão dez ônibus.

Até o final do ano, segundo a Prefeitura de Curitiba, outras quatro linhas receberão os veículos híbridos. De acordo com o fabricante, os hibribus emitem 90% menos gases poluentes que os ônibus tradicionais, em circulação na cidade. Eles têm dois motores: um elétrico, que faz o arranque e opera em velocidades de até 20 km/h, e outro a diesel, que funciona nos outros momentos.

Quando o motor elétrico é utilizado, não há emissão de ruído. A Volvo estima que isso corresponda de 30% a 40% do tempo de circulação do ônibus. Além de Curitiba, São Paulo também já encomendou unidades do hibribus à Volvo. A empresa é a primeira grande montadora a produzir esse tipo de veículo em escala comercial no Brasil.

continua após a publicidade

Antes disso, a empresa Eletra, de São Bernardo (Grande São Paulo), também já produzia ônibus híbridos, utilizados na própria cidade e em São Paulo. No mundo, o hibribus já é usado no sistema de transporte público em Nova York e em algumas cidades da Europa.