Fora do sistema

Ônibus de Contenda perdem integração com Curitiba

A integração do sistema de transporte entre Araucária e Contenda, na Região Metropolitana, será suspensa a partir da próxima segunda-feira. O fim da manutenção das duas linhas que ligam os municípios foi anunciado pela administração de Araucária, que “não suporta mais pagar sozinha pelo transporte”. A situação, porém, ainda pode ser revertida, pois a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) informou que está negociando possibilidades para evitar o fim da parceria.

Por meio da integração entre os dois municípios, passageiros de Contenda pagam a passagem nos ônibus com destino a Araucária e lá ingressam na Rede Integrada de Transporte (RIT), sem precisar pagar uma nova passagem até chegar em Curitiba. Não há ainda uma linha direta entre Contenda e a capital e, sem a integração, os passageiros deverão pagar uma passagem a mais para fazer o mesmo trajeto.

As discussões sobre a suspensão das linhas começaram há seis meses, quando o prefeito de Araucária notificou o prefeito de Contenda sobre a situação e informou que o custeio do transporte não seria mais possível. Na ocasião, o custo informado era de R$ 200 mil mensais para a manutenção da integração, que atendia em média 2 mil pessoas por dia.

“Por anos, Araucária subsidiou estas linhas e não suporta mais pagar sozinha pelo transporte. Não cabe ao município de Araucária o gerenciamento das linhas da região metropolitana, mas à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), “com o auxílio da Urbanização de Curitiba SA (Urbs), por meio de convênio”, conforme consta no site da Coordenação”, afirma a nota enviada pela prefeitura de Araucária. O documento ainda esclarece que a integração entre Curitiba e Araucária permanece sem alterações.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Comec informou que está conversando com os prefeitos dos dois municípios para achar uma solução e só irá se pronunciar quando a situação for resolvida. Este é o mesmo posicionamento do prefeito de Contenda, Carlos Eugênio Stabach, que preferiu não comentar a situação. A Urbs também informou que não vai se manifestar sobre o assunto.

Rede Integrada

Sobre as negociações da manutenção do subsídio e a renovação do convênio para o gerenciamento da Rede Integrada de Transporte (RIT) em Curitiba e 13 municípios da Região Metropolitana, Comec e Urbs afirmam que realizam reuniões periódicas sobre o assunto, desde o ano passado. Os dois órgãos informaram que o assim que chegarem a um acordo, a informação será divulgada pelo prefeito e pelo governador.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna