Com o objetivo de trabalhar com crianças e adolescentes que vivem em condições vulneráveis, o projeto Educar e Transformar, desenvolvido pela organização não-governamental UniBio em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação (MEC), está sendo realizado desde início de março em cinco escolas em Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O projeto envolve mais de 500 crianças e 180 professores. No início deste mês, ele foi apresentado em Brasília, no Encontro Nacional das Ações Educacionais Complementares e, segundo o presidente da UniBio, Rodrigo Berté, teve boa aceitação.

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"Muitos municípios do Nordeste se interessaram em obter as apostilas que nós criamos. Embora o material seja bom, é importante que haja acompanhamento de pessoas capacitadas", afirma. Inicialmente proposto para ser realizado com 250 estudantes entre 9 e 16 anos, a demanda superou as expectativas, tanto que outros 270 alunos acompanham os encontros, embora não haja material para todos. Os alunos estudam cinco horas por semana, utilizando oito apostilas que trazem os mais variados temas: cidadania, prevenção ao tabagismo, saúde, alcoolismo, inclusão da pessoa com deficiência sensorial e mental, abuso sexual e a atuação de conselhos municipais. Todo o mês, uma assistente social faz o acompanhamento dos participantes nas escolas, registrando os problemas e intervindo sempre que necessário.

A orientadora educacional e diretora auxiliar do Colégio Estadual Desembargador Jorge Andriguetto, Lúcia Maria Pelanda, afirma que esse foi o melhor projeto em que a escola se inseriu até hoje. "Houve adesão das crianças, muitas das que não ingressaram querem ainda participar. Esperamos que o projeto tenha continuidade".

Ao final de cada unidade, conforme Berté, os estudantes fazem uma reflexão escrita sobre o que aprenderam e visitam um lugar relacionado ao tema discutido. "Isso é importante para a sensibilização e assimilação", considera. Berté diz que é impressionante os textos produzidos pelos estudantes. "Na reflexão sobre alcoolismo, por exemplo, um aluno de nove anos escreve o projeto é um sol que nasce, uma esperança para a minha vida e de meus familiares", diz Berté, mostrando o texto.

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O projeto vai até julho, quando será encerrado com a "Noite de Talentos", no teatro de Fazenda Rio Grande. Os participantes apresentarão músicas, danças e peças de teatro com os temas estudados. Segundo Berté, há a expectativa de que haja continuidade. "O MEC mostrou sinais positivos. Pretendemos encaminhar o material e os resultados para a Secretaria de Estado de Educação", afirma.