Ficar atento à altura, manutenção, revestimento do solo, monitoramento. Estes são alguns dos itens fundamentais que pais, professores e monitores precisam observar quando levam ou deixam crianças em playgrounds. Dados da ONG Criança Segura dão contam que no Brasil mais de 75 mil crianças são internadas todos os anos vítimas de quedas. E os brinquedos dos playgrounds são uma das principais causas destes acidentes.
?O mais importante é ter brinquedos com no máximo 1,5 metro de altura. Mais alto que isso aumenta em quatro vezes o risco de traumatismo craniano?, explicou a coordenadora regional da ONG, Alessandra Françóia. Ela explica que as quedas são saudáveis para as crianças porque elas aprendem a ter medo e seus limites. Mas justamente para que estas sejam pequenas situações de risco que os brinquedos e o ambiente dos parques de diversão devem ser adequados. ?O piso tem que absorver os impactos, como areia fofa.?
Checar o estado de conservação dos brinquedos também é importante. É bom sempre ver se os equipamentos não estão enferrujados, com pregos ou outras pontas expostos, instáveis ou quebrados. ?É preciso usar o bom senso, ver se a idade da criança é adequada ao brinquedo e sempre ter alguém monitorando por perto?, afirmou Alessandra. Ela lembrou que os pais podem pedir para checar os playgrounds de escolas. ?Existe uma norma (NBR 14.350) que regulamenta a instalação destes brinquedos?, finalizou.