As duas onças que nasceram em março deste ano no Zoológico de Curitiba estão de casa nova. A mãe, Angélica, e os dois filhotes (um macho e uma fêmea) foram transferidos no início desta semana para um recinto 10 vezes maior do que o espaço onde estavam. A transferência dos animais foi feita sem uso de medicamento e mobilizou oito funcionários da Prefeitura.

continua após a publicidade

"O espaço é mais adequado ao conforto e bem estar dos animais", diz o diretor do Zoológico, Marcos Traad. O novo recinto tem 600 metros quadrados e fica ao lado dos ursos de óculos, bem no meio do parque. No local, biólogos instalaram troncos de madeira para que as onças se exercitem e não fiquem estressadas. Antes, mãe e filhos estavam no setor de grandes felinos, próximo da administração do Zôo.

Acompanhada por veterinários e biólogos, a mudança levou mais de três horas. Os animais foram colocados em caixas transportadoras e levados para a nova casa. Antes de receber os animais, a recinto passou por uma pequena reforma. O muro foi aumentado e as grades de segurança reforçadas.

"As onças estão em fase de adaptação no novo lar. Em uma semana já estarão se divertindo com os brinquedos instalados e explorando cada canto do ambiente", diz Traad. As duas oncinhas são os primeiros filhotes de Angélica e Apolo, casal de onças pintadas que veio de Manaus para Curitiba em janeiro de 2006. Os filhotes já foram desmamados e se alimentam de pedaços de carne servidos pelos tratadores.

continua após a publicidade