Envolver seis milhões de alunos, 73 mil escolas públicas e 200 mil professores. Essa é a meta da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que foi lançada ontem, em Curitiba. A iniciativa conjunta é do Ministério da Educação (MEC) e Fundação Itaú Social.
A proposta da olimpíada é levar para a sala de aula novas metodologias de ensino que estimulem a leitura e escrita nas escolas. A secretária da Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, destaca que a iniciativa é um processo de formação dos professores e, ao mesmo tempo, ?trabalha com os alunos a questão do estímulo e interesse pela língua portuguesa?. A olimpíada é um novo formato do programa Escrevendo o Futuro, que era desenvolvido pela Fundação Itaú desde 2002.
A partir de 2008, a iniciativa passou a contar com a parceria do MEC, se transformando em uma política pública de educação, sob coordenação do governo federal. A olimpíada é voltada para professores e alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas. Outras informações: www.escrevendoofuturo.org.br.