Cerca de 30 mil litros de óleo diesel de caldeira vazaram ontem de um reservatório da empresa Votorantim para o Córrego Tacaniça, localizado em Rio Branco do Sul. O acidente aconteceu no período da manhã. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 9h30 por pessoas que vivem nas proximidades do local.
Segundo o oficial de área da Região Metropolitana do Corpo de Bombeiros, capitão Gabriel Mocellin, o vazamento foi conseqüência do transbordamento do reservatório onde se encontrava o óleo. O mesmo foi originado pelo descarregamento de um caminhão. ?Nas imediações da empresa, acreditamos que o óleo tenha se deslocado cerca de um quilômetro ao longo do córrego. Entretanto, ainda vamos confirmar se o percurso não foi maior. Instalamos quatro barreiras de contenção nas galerias da empresa e foram providenciados três caminhões para realizar a sucção do óleo?, afirmou Mocellin.
Funcionários do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foram até o local do vazamento para verificar os danos que o óleo pode gerar à flora e à fauna presentes ao longo do córrego. A punição imposta à empresa responsável pelo derramamento, de acordo com o IAP, será estabelecida conforme se tenha conhecimento exato da extensão do dano.