Londrina – Com o objetivo de preparar educadores da rede municipal de ensino para o uso crítico da televisão e do vídeo em sala de aula, o Núcleo de Audiovisual da Secretaria de Educação de Londrina promove a oficina “A mediação da televisão nas práticas educacionais”. O evento ocorre nos dias 19 e 27 deste mês, das 13h30 às 17h30, no Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi, rua Benjamin Constant, 800 (centro da cidade) e será ministrado a 30 educadores previamente selecionados. De acordo com a professora Dulce Moura Leão, uma das idealizadoras do projeto que deu origem à oficina, o tema se justifica pela crescente importância que a televisão vem adquirindo na formação cultural e intelectual das pessoas, principalmente crianças que se submetem a várias horas na frente do aparelho.
Segundo ela, não basta que o professor complemente a aula veiculando programas educativos. É preciso que ele esteja preparado para ler criticamente as imagens, mensagens e o formato das programação dos diferentes canais de televisão. Dulce explicou que durante o curso os educadores terão aulas teóricas e práticas, com uso de revistas, jornais, apostilas e, principalmente, exibição de vídeos, materiais que serão usados para fornecer embasamento em relação à linguagem e ao fascínio que a TV exerce sobre os telespectadores. “O objetivo da oficina é ensinar o professor a desconstruir a mensagem televisiva, principalmente de propagandas e desenhos, linguagens que as crianças mais se interessam”, disse a professora. Segundo ela, apesar de o tema ser de bastante complexidade e exigir capacidade de análise profunda, com a oficina os educadores vão aprender técnicas simplificadas de exposição do assunto para os alunos da rede. “Vamos tratar de questões como a valorização exagerada do consumo de brinquedos, a violência dos desenhos animados e os modelos construídos pela mídia”.
O projeto
“A mediação da televisão nas práticas educacionais” foi criado em parceria com a professora Jozélia Jane Corrente Tanaca. No ano passado o tema da influência da televisão na aprendizagem e formação cultural de alunos foi trabalhado pelo Núcleo de Audiovisual da secretaria com auxiliares da rede e também em grupos de estudos formados em escolas municipais. Núcleo de Audiovisual O Núcleo de Audiovisual da Secretaria Municipal de Educação foi criado na década de 1980 e, segundo a secretária municipal de Educação, Carmem Sposti, sofreu diversas modificações ao longo dos anos. No início, sua função principal era o empréstimo de equipamentos e materiais para escolas da rede. Em 1996, com a criação da TV Escola pelo governo federal, o Núcleo muda de caráter, passando a trabalhar para a formação de professores quanto ao uso das mídias.