As futuras mamães, pais e avós que estão participando da Oficina de Gestantes da Unidade de Saúde Mãe Curitibana não podem deixar de comparecer à segunda etapa da promoção, neste sábado (21). As atividades, que começarão às 9h, desta vez serão organizadas em torno dos temas nutrição da gestante e saúde bucal do bebê.
Esse será o segundo dos quatro encontros em que está dividida a oficina, cuja entrada é franca. Os próximos tratarão dos temas aleitamento materno, vínculo mãe-bebê, estresse e ansiedade gestacional (dia 4 de abril) e, por último, saúde integral e cuidados com o bebê (dia 18 de abril).
As oficinas de gestantes, que a partir deste ano começarão a ser oferecidas pelos nove distritos em que a Secretaria Municipal da Saúde está dividida, é uma das estratégias de apoio ao programa de atenção materno-infantil Mãe Curitibana, que acaba de completar dez anos.
Nesse período, foram acompanhadas 166 mil gestantes vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e registradas vitórias como a queda de 41% na taxa de mortalidade infantil – de 16,6 óbitos a cada mil bebês para 9,8 por mil. O índice é o menor da história da cidade e também o mais baixo entre as 14 cidades brasileiras a partir de 1 milhão de habitantes.