Embora o frio já tenha aparecido nos estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil, o inverno tem início oficialmente hoje, às 21h57. No Paraná, a estação deve se mostrar bastante típica, obrigando as pessoas a tirarem os cobertores e agasalhos dos armários.
O meteorologista do Simepar Marco Antônio Rodrigues Jusevicius diz que, ao contrário do que aconteceu nos dois últimos anos, as temperaturas devem se manter bastante baixas durante toda a estação em todas as regiões do Estado.
“O inverno deste ano não vai ser mais frio, mas um inverno típico do Paraná”, explica. “Em 2002 e 2003 é que o inverno foi mais quente, sem grandes anomalias climáticas, mas não existe uma explicação concreta para o que aconteceu”.
Segundo o Simepar, o inverno é a estação que registra os menores volumes de chuva durante o ano. Na estação, as chuvas devem variar de 50 a 210 milímetros em junho, de 30 a 150 milímetros em julho e de 40 a 150 milímetros em agosto. As maiores precipitações devem ser registradas nas regiões Sudoeste e Oeste do Estado. Já as menores devem ser verificadas na região Norte.
Segundo o Simepar, entre 15 a 20 dias deste inverno devem ter temperaturas próximas ou abaixo de 12ºC durante o período da manhã. As ocorrências de nevoeiro no início do dia também são consideradas típicas, “com dissipação acontecendo a partir da metade da manhã (entre 9h e 10h)”. Já as geadas são consideradas freqüentes e devem se fazer presentes em todas as regiões, com exceção da Norte.