As obras de revitalização da Rua Professor Alberto Krause, no Bairro Tanguá, em Almirante Tamandaré, têm gerado uma série de transtornos aos moradores e comerciantes da região. Entre os problemas, estão mais de 10 postes de iluminação pública que ficaram, literalmente, no meio da via após o alargamento da pista.
Alguns dos postes ficaram a quase dois metros da calçada, o que obriga os motoristas que trafegam pela via a invadir a contramão para conseguir passar. Marcelo de Souza é motorista de caminhão e realiza entregas no bairro semanalmente. Ele conta que muitas vezes é necessário realizar manobras perigosas para evitar acidentes. “Quando vem um ônibus na outra direção, tenho que frear forte e colocar o caminhão de lado e isso gera risco, mas fazer o que? Estacionar pra fazer as entregas também é complicado. Um dos clientes tem a loja em frente a um desses postes e quando paro, o trânsito fica um caos”, relata.
Gerson Klaina |
---|
O balé de carros e ônibus é obrigatório e tem ainda aqueles que pisam fundo: moradores preocupados. |
O motoboy Warley Henrique dos Santos, que trabalha na região e transita pela rua quase todos os dias, revela que tem medo de passar no local. “A pista é cheia de curva e não tem uma lombada. Com esses postes no meio da rua a coisa fica complicada. Muita gente abusa da velocidade o risco de acidente é sempre alto”, diz.
Velocidade e lama
Além dos postes no meio da via, a Rua Professor Alberto Krause também apresenta outros problemas após as obras de revitalização. De acordo com moradores, com o novo asfalto e o alargamento da pista, os motorista tem abusado da velocidade ao longo da rua. “Temos sempre que ficar de olho pra atravessar porque o pessoal tem corrido muito por aqui. No ano novo teve um acidente onde o carro deu de frente a um desses postes no meio da rua”, reclama a dona de casa Joana Souza, que mora na região há dois meses.
Novos bueiros não vencem a chuva
Já a reclamação da empresária Eunice Baiardi, dona de uma loa de material de construção, é em relação aos novos bueiros da rua. Ela diz que em dias de chuvas fortes a água invade as calçadas. “Há muito desnível ao longo da rua e a água não consegue chegar ao bueiro. Aqui na frente da minha loja a água da chuva vive subindo e deixa a maior sujeira quando abaixa. É horrível”, desabafa.
Em nota, a Copel informou que vai executar com prioridade as obras de relocação dos postes na Rua Alberto Krause, em Almirante Tamandaré. A nota ainda diz que se trata de uma obra de porte, que exigirá desligamento programado e deverá ficar pronta até o final de janeiro.
Em relação à demora para o início da relocação dos postes, a Copel afirma ainda não havia iniciado a relocação porque, após enviar carta-orçamento à Prefeitura de Almirante Tamandaré em 1º/10/2012 para a execução das obras, não recebeu resposta até o momento. A reportagem procurou a assessoria de imprensa da prefeitura de Almirante Tamandaré para comentar o caso, mas obteve sucesso.
Gerson Klaina |
---|
Repórter alcança a fiação só esticando o braço: perigo potencial para quem circula por ali. |