As obras da nova ala do Terminal Pinheirinho estão em fase final. As equipes contratadas pela Prefeitura estão colocando as cadeiras, equipamentos de acessibilidade e fazendo últimos retoques. Com a revitalização, a capacidade do terminal aumentará de 130 mil passageiros/dia para 182 mil. A conclusão do terminal é a última etapa antes do início de operação da nova linha de ônibus Pinheirinho/Centro.

continua após a publicidade

O trabalho das equipes está concentrado no novo setor, onde estão sendo instalados equipamentos que garantirão conforto e acessibilidade aos passageiros. Novas cadeiras, mais anatômicas e resistentes, darão comodidade melhor para pessoas idosas e gestantes que aguardam os ônibus. Também serão colocados pisos antiderrapantes na plataforma e rampas de acesso, feitas em blocos de concretos (paver).

As equipes também estão trabalhando nos ajustes do telhado e do traçado das canaletas. Estes ajustes estão sendo feitos em paralelo com os testes dos ônibus da linha Pinheirinho/Centro, para evitar falhas quando a linha entrar em operação. Junto, estão sendo feitos testes dos sistemas de controle das estações tubo, ao longo da Linha Verde.

A intenção é concluir as obras da nova ala ainda neste mês, para dar continuidade à reforma do Terminal Pinheirinho. Quando pronta, linhas de outros setores do terminal serão transferidas temporariamente para o novo setor. O novo setor terá conexão com todo o terminal, pelo novo túnel construído. Com 30 metros de comprimento, o túnel permitirá que os passageiros transitem seguramente entre as diversas pistas do terminal.

continua após a publicidade

Demanda

O terminal será o ponto de partida e chegada dos primeiros ônibus da Linha Verde, que vão ligar o Pinheirinho à estação central do novo corredor de transporte, na rua Lourenço Pinto. A nova linha Pinheirinho-Centro será implantada nos próximos meses, e vai atender uma demanda inicial de 35 mil passageiros por dia.

continua após a publicidade

Com a nova linha, o tempo de viagem será de 25 minutos, dez a menos do que o trajeto feito pelos ônibus do Eixo Sul, que percorrem as canaletas das avenidas Winston Churchill, República Argentina e Sete de Setembro. Também serão beneficiados os passageiros dos ônibus alimentadores que cruzam a antiga BR 116 e irão parar nas estações da Linha Verde. Com isso, quem usa os alimentadores poderá trocar de ônibus sem pagar nova passagem.