As obras que acontecem no centro da capital em função da implantação do complexo da Linha Verde não estão apenas alterando o itinerário dos motoristas. Além de sobrecarregar vias importantes, agravando os congestionamentos, os taxistas já relatam prejuízos devido aos trabalhos de recuperação e revitalização em alguns cruzamentos.

continua após a publicidade

Ontem, a prefeitura de Curitiba bloqueou a pista da direita da Avenida Sete de Setembro – para quem vai da Rodoferroviária para o bairro Batel. Assim, foi preciso transformar a Rua Barão do Rio Branco em uma via de mão dupla, já que o bloqueio parcial na esquina entre as vias também impede a conversão à direita para quem vem da Barão para a Sete.

De acordo com a prefeitura, o bloqueio é necessário para evitar o fluxo de carros no cruzamento da Sete de Setembro com a Rua Lourenço Pinto, que está passando por um processo de pavimentação em concreto.

Segundo o presidente da Associação das Centrais de Rádio Táxi de Curitiba, João Pinheiro da Silva, os congestionamentos agravados pelos bloqueios vêm aumentando o tempo de espera dos clientes pelo serviço de táxi. “Os clientes que solicitam o serviço precisavam esperar entre 5 a 10 minutos pelo táxi. Hoje, esse tempo já está entre 15 e 20 minutos”, afirma.

continua após a publicidade

Silva conta que a expectativa é que aumentem as reclamações de clientes, considerando que, mesmo com o trânsito parado, o taxímetro continua a rodar a hora parada. No entanto, ele orienta a taxistas e passageiros que tenham paciência.

“Infelizmente essas obras são um mal necessário. As adequações são importantes para a integração da parte leste e sul da capital com o restante da cidade”, diz Silva, que espera uma melhora evidente no trânsito, já no próximo ano.

continua após a publicidade

Para o presidente da associação, os congestionamentos não são uma conseqüência exclusiva das obras, mas do grande número de veículos que circulam na capital.

Para ele, só o metrô poderá aliviar a sobrecarga do trânsito de Curitiba. “Não há outra solução que não a implantação de um novo sistema de transporte de massa”, diz.

A prefeitura informa que a pista direita da Avenida Visconde de Guarapuava, no cruzamento com a Rua Lourenço Pinto, estará liberada ainda hoje pela manhã. Além da Visconde, a prefeitura também está concretando os cruzamentos da Lourenço Pinto com a Rua André de Barros.