Obras na SIX abrem perspectivas para pequenas empresas em São Mateus

As obras de modernização previstas pela Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A. na Unidade de Negócios da Industrialização do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul, interior do Paraná, vão gerar novas oportunidades para as micro e pequenas empresas da região. Atentos ao volume de possíveis novos negócios que serão gerados nos entornos, o Sebrae no Paraná e a Petrobras realizam nesta sexta-feira, dia 20, e na próxima segunda-feira, dia 23, dois encontros na cidade, para tornar público alguns dos empreendimentos, estimados em 250 milhões de dólares, entre 2007 e 2011.

Na sexta-feira, a conversa é para informar os representantes de entidades, sindicatos, prefeituras, associações de indústria e comércio. Na segunda-feira, para orientar os empresários que tenham interesse em virar fornecedores de segunda geração da estatal. Estão previstas as palestras "Investimento Petrobras UN-SIX", com a gerente de Suporte Operacional – SIX, Ângela Nadolny; "Projeto Competitividade Setorial – Sebrae", com o consultor do Sebrae no Paraná, Pedro César Rychuv Santos; e "Como cadastrar sua empresa no CRCC – Petrobras", com o administrador de Contratador da Petrobras, Dalton Emir Pereira.

"Queremos informar as lideranças e os empresários sobre os reflexos desses investimentos. Serão gerados novos postos de trabalho, haverá um fluxo maior de pessoas na cidade e a incidência de novos hábitos e comportamentos. A região precisa estar preparada para isso. É uma oportunidade de se buscar um crescimento regionalizado", avalia Pedro César Rychuv Santos, consultor do Sebrae no Paraná. As micro e pequenas empresas, de acordo com a parceria Sebrae-Petrobras, terão papel importante no fornecimento de produtos e serviços para as grandes empresas (chamadas de primeira geração) que vão executar as obras. Mas para isso, precisam buscar qualificação e planejamento, razão pela qual Sebrae e Petrobras estão promovendo palestras de esclarecimento.

Dentre as obras de melhoria na SIX estão a construção de uma nova mina para a exploração de xisto, obras civis, reforços no projeto de produção de xisto agrícola e a Parada 2008, prevista para ocorrer em maio e junho do ano que vem, período de paralisação das atividades, reservado à checagem e manutenção de todas as instalações da unidade. Estão em estudo outros projetos como o da construção de uma usina termoelétrica para queimar resíduos de xisto. A estimativa é de que as obras na SIX devam gerar, entre 2007 e 2011, cerca de 2.500 empregos diretos e 4.500 indiretos, em média 7 mil novos postos de trabalho. O volume maior de geração de empregos deve ocorrer em 2008.

Cadeia produtiva

O Programa da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás do Paraná, como vem sendo chamada a parceria Sebrae-Petrobras no Estado, engloba obras em estudo e obras já autorizadas pela Petrobras não apenas na SIX, em São Mateus, mas na Repar, em Araucária; e nas filiais da Transpetro em Paranaguá e São Francisco do Sul (Santa Catarina). Ao todo, nos próximos cinco anos, a Petrobras deve investir 2, 5 bilhões de dólares em obras, nas unidades de produção e refino localizadas no Paraná.  Parcerias semelhantes são desenvolvidas em outros estados brasileiros como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. O objetivo é o mesmo: é mapear a cadeia produtiva de petróleo e gás, identificar oportunidades de novos negócios e viabilizar a participação de micro e pequenas empresas como fornecedoras nesses empreendimentos.

Estudo divulgado na semana passada pelo Sebrae e Petrobras mostra que as obras da estatal têm potencial para gerar pelo menos 84 oportunidades de pequenos negócios. O ‘mapa’ das oportunidades, realizado no primeiro semestre de 2007, revela que os melhores negócios para as micro e pequenas empresas estão no fornecimento de produtos e serviços necessários para que os grandes agentes executem as obras.

São algumas delas: serviços de alimentação, apoio administrativo, assistência médica e odontológica, exames médicos, hotelaria, imobiliária, confecção de uniformes, manutenção de dutos, reparação de tanques, de embarcação, fornecimento de material elétrico industrial e serviços de pintura e transporte de cargas, aluguéis de máquinas e equipamentos, serviços de instrumentação e automação industrial, fornecimento de equipamentos mecânicos, materiais de serralheria, produtos de ferragens, cercas, postes, placas de sinalização e produtos para obras de engenharia civil em geral, fornecimento de equipamentos de informática, de segurança, manutenção e assistência técnica de redes e computadores e serviços de coleta de lixo e reciclagem desses materiais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo