Chuniti Kawamura |
Intervenções ligarão a Linha Verde ao centro da cidade. |
Quem retornou ontem a Curitiba, após o feriado prolongado de Ano Novo, encontrou o trânsito impedido em parte da Avenida Marechal Floriano Peixoto, no cruzamento com a Avenida Visconde de Guarapuava, na região central. No local, a Prefeitura iniciou, na última sexta-feira, obras que integram o projeto de ligação da Linha Verde (antiga BR-116) ao centro. A população ficou dividida com as obras.
Nos próximos dias, trabalhos também devem ser realizados nos cruzamentos da Marechal com a Rua André de Barros e as avenidas Sete de Setembro e Silva Jardim. Até o Carnaval, a administração municipal deve substituir o asfalto por concreto nas canaletas de ônibus de todo trecho da Marechal, que vai do viaduto até a Rua Pedro Ivo.
Nas pistas laterais, destinadas aos veículos comuns, o antigo pavimento deve ser retirado e substituído por um novo. Além disso, serão feitas melhorias na iluminação ao longo da avenida, implantação de novas estações tubos, reformas nas já existentes e também nas calçadas. ?Vamos fazer isso até o Carnaval com o objetivo de causar menos transtornos à população?, afirma a engenheira civil da Secretaria de Obras, Manuela do Amaral Marqueño.
Chuniti Kawamura |
Santos: atraso nas entregas. |
Outro fator positivo é que as canaletas serão alargadas, permitindo a ultrapassagem dos ônibus em alguns locais. Isso deve diminuir o tempo de viagem dos passageiros que se deslocam do Boqueirão até o centro ou vice-versa. Em breve, a Prefeitura também deve iniciar obras no trecho da Marechal que vai da Linha Verde até o terminal do Boqueirão.
Em paralelo às obras, agentes da Diretoria de Trânsito da Urbanização de Curitiba S/A (Diretran/Urbs) estão fazendo o controle do tráfego nas regiões onde o trânsito está impedido. Já os ônibus biarticulados da linha Boqueirão, que saem da praça Carlos Gomes em direção ao bairro, estão sendo desviados pela Avenida Desembargador Westphalen, no trecho entre a Rua Pedro Ivo e a Avenida Sete de Setembro.
O custo total das obras deve ser de R$ 13 milhões, previsto no Programa de Transporte Urbano da Prefeitura de Curitiba, com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Usuários
Algumas pessoas que trabalham ou circulam com freqüência pela Marechal enxergam com bons olhos as obras, acreditando que elas devam trazer melhorias à cidade. Outras se incomodam com o barulho das máquinas e com os desvios realizados no trânsito. No primeiro grupo, se encontra o empresário Antônio Franscisco, que é proprietário de uma lanchonete localizada na avenida. ?O barulho incomoda um pouco, mas acho que vai valer a pena. Depois que as obras terminarem, mais gente vai circular pela Marechal e o movimento em meu estabelecimento deve aumentar?, afirma.
Já no segundo se encaixa o motociclista Paulo Vagner dos Santos, que realiza entregas de água mineral. ?As obras atrapalham bastante o trânsito. Circulo constantemente pela Marechal e os desvios que tenho que realizar fazem com que meu trabalho se torne mais lento. Tenho atrasado diversas entregas?, comenta.