Chuniti Kawamura
Intervenções ligarão a Linha Verde ao centro da cidade.

Quem retornou ontem a Curitiba, após o feriado prolongado de Ano Novo, encontrou o trânsito impedido em parte da Avenida Marechal Floriano Peixoto, no cruzamento com a Avenida Visconde de Guarapuava, na região central. No local, a Prefeitura iniciou, na última sexta-feira, obras que integram o projeto de ligação da Linha Verde (antiga BR-116) ao centro. A população ficou dividida com as obras.

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Nos próximos dias, trabalhos também devem ser realizados nos cruzamentos da Marechal com a Rua André de Barros e as avenidas Sete de Setembro e Silva Jardim. Até o Carnaval, a administração municipal deve substituir o asfalto por concreto nas canaletas de ônibus de todo trecho da Marechal, que vai do viaduto até a Rua Pedro Ivo.

Nas pistas laterais, destinadas aos veículos comuns, o antigo pavimento deve ser retirado e substituído por um novo. Além disso, serão feitas melhorias na iluminação ao longo da avenida, implantação de novas estações tubos, reformas nas já existentes e também nas calçadas. ?Vamos fazer isso até o Carnaval com o objetivo de causar menos transtornos à população?, afirma a engenheira civil da Secretaria de Obras, Manuela do Amaral Marqueño.

Chuniti Kawamura
Santos: atraso nas entregas.

Outro fator positivo é que as canaletas serão alargadas, permitindo a ultrapassagem dos ônibus em alguns locais. Isso deve diminuir o tempo de viagem dos passageiros que se deslocam do Boqueirão até o centro ou vice-versa. Em breve, a Prefeitura também deve iniciar obras no trecho da Marechal que vai da Linha Verde até o terminal do Boqueirão.

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Em paralelo às obras, agentes da Diretoria de Trânsito da Urbanização de Curitiba S/A (Diretran/Urbs) estão fazendo o controle do tráfego nas regiões onde o trânsito está impedido. Já os ônibus biarticulados da linha Boqueirão, que saem da praça Carlos Gomes em direção ao bairro, estão sendo desviados pela Avenida Desembargador Westphalen, no trecho entre a Rua Pedro Ivo e a Avenida Sete de Setembro.

O custo total das obras deve ser de R$ 13 milhões, previsto no Programa de Transporte Urbano da Prefeitura de Curitiba, com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

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Algumas pessoas que trabalham ou circulam com freqüência pela Marechal enxergam com bons olhos as obras, acreditando que elas devam trazer melhorias à cidade. Outras se incomodam com o barulho das máquinas e com os desvios realizados no trânsito. No primeiro grupo, se encontra o empresário Antônio Franscisco, que é proprietário de uma lanchonete localizada na avenida. ?O barulho incomoda um pouco, mas acho que vai valer a pena. Depois que as obras terminarem, mais gente vai circular pela Marechal e o movimento em meu estabelecimento deve aumentar?, afirma.

Já no segundo se encaixa o motociclista Paulo Vagner dos Santos, que realiza entregas de água mineral. ?As obras atrapalham bastante o trânsito. Circulo constantemente pela Marechal e os desvios que tenho que realizar fazem com que meu trabalho se torne mais lento. Tenho atrasado diversas entregas?, comenta.