Fora da canaleta

Obras desviam biarticulados em frente ao Passeio Público

Começou na manhã desta terça-feira (4) o desvio dos ônibus biarticulados em frente à estação tubo do Passeio Público. Por causa de obras de desalinhamento para a passagem do Ligeirão Norte, os biarticulados saem da canaleta.

Fiscais de transporte da Urbs e agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) estão no local orientando pedestres e motoristas. No sentido Cabral, os ônibus saem da canaleta e passam pela via lenta da avenida João Gualberto.

No sentido Centro, o desvio dos ônibus acontece pela rua Luiz Leão. Foi alterado o tempo do semáforo para a passagem do ônibus. A previsão é que o desvio dure cerca de três meses. As estações tubos provisórias estão funcionando em frente ao Colégio Estadual do Paraná.

Obras

As obras, iniciadas em março, estão sendo feitas ao longo de cerca de seis quilômetros entre o Terminal Santa Cândida e a Estação Central. Em vários pontos das avenidas Paraná e João Gualberto nos bairros Santa Cândida, Juvevê, Cabral e Boa Vista já é possível perceber a nova pavimentação, as placas de concreto nos pontos onde vão ficar as estações e a terceira faixa na canaleta.

Para reduzir o impacto no trânsito do entorno, os trabalhos são feitos em lotes menores, quadra a quadra. Nestes trechos, o ônibus Expresso sai da canaleta e trafega, temporariamente, na pista para carros.

Isso já foi feito em vários pontos ao longo do trecho e será feito agora na quadra em frente ao Passeio Público. O alargamento da pista em pontos estratégicos da canaleta é feito sem redução da pista para carros.

Isso é possível com o deslocamento das estações tubo em alguns metros, de forma a que elas não fiquem frente a frente, como no desenho tradicional. Deixando a estação de um lado alguns metros à frente da estação do outro lado é possível criar o espaço para ultrapassagem.

O Ligeirão Norte vai transportar 50 mil pessoas por dia, fazendo a ligação entre o Terminal Santa Cândida e a Praça do Japão. O trajeto tem 11,5 quilômetros e 32 estações (16 de cada lado) que serão reformadas.

As estações Passeio Público, Central, Alferes Poli, Praça Osvaldo Cruz, Coronel Dulcídio e Bento Viana, além de reformadas, serão ampliadas. Para reforma as estações são retiradas. No caso da parada Passeio Público foi colocada uma estação provisória.

Além das canaletas e das estações,  também o Terminal Santa Cândida está sendo reformado para abrigar o Ligeirão Norte e permitir a ampliação da integração do transporte com a Região Metropolitana.

O Terminal será ampliado de 8 para 12 mil metros quadrados e vai ganhar nova área de serviço e comércio, que ficará no subsolo. Estão previstas na reforma também novas plataformas, conjuntos sanitários, câmeras de monitoramento, sinalização e paisagismo, além da criação de espaço específico para carga e descarga de mercadorias comercializadas pelos boxes e Armazém da Família.

O Ligeirão Norte fará um trajeto de 11 quilômetros com apenas oito paradas e tempo de viagem de 25 minutos, uma redução de 15 minutos em relação ao Expresso vermelho que faz 16 paradas.

O Ligeirão Norte vai parar nos terminais Santa Cândida, Cabral e Boa Vista e nas estações Passeio Público, Central, Eufrásio Correia, Osvaldo Cruz e Bento Viana. A linha terá uma frota de 20 ônibus – biarticulados com 28 metros de extensão, com capacidade para 250 passageiros e terá um intervalo de três minutos.

O Ligeirão Norte será a terceira linha do sistema Expresso Ligeirão. As duas linhas já em opera&cc,edil;ão estão na Linha Verde, com o Pinheirinho/Carlos Gomes, com uma redução de dez minutos no tempo de viagem em relação aos biarticulados do Eixo Sul; e o Ligeirão Boqueirão que encurtou a viagem entre o Terminal e o Centro em 15 minutos, de 38 para 23 minutos.