A Central de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Curitiba ganha hoje duas obras do artista paranaense Napoleón Potyguara Lazzaroto, o Poty. Os painéis cerâmicos Carroça de Colono no Largo da Ordem e Trabalhos em Via Pública medem, respectivamente, 25 e dez metros quadrados. A homenagem a Poty faz parte das comemorações dos 57 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral no Paraná. Ela foi feita ao custo de R$ 22 mil graças à Lei de Incentivo à Cultura. Na próxima semana será aberta no Espaço Cultural Desembargador Eros Nascimento Gradowiski a exposição Reminiscências de Poty, com outras gravuras do artista.
A chefe da seção de Memória do TRE, Helena do Rocio Caseli Fuzon, explicou que um dos painéis, Trabalhos em Via Pública, é inédito. “Ele foi conseguido graças à amizade do diretor de secretaria do TRE, Ivan Gradowiski é amigo do irmão de Poty, João Lazzaroto”, contou Helena.
A Central de Atendimentos do TRE é o primeiro órgão do Judiciário no Brasil a conseguir a certificação ISO 9001, desde 1999. A coordenadora de Qualidade do TRE, Ellen Renate, explicou que a adequação para se conseguir certificação foi atingida em tempo recorde, 38 dias. Ela lembrou que nos cinco primeiros meses desse ano, o Tribunal já cadastrou 121 mil eleitores. “Em dias normais, o tempo máximo de espera é de cinco minutos”, concluiu.
Poty
Poty nasceu em Curitiba a 29 de maio de 1924 e morreu em 7 de maio de 1998, também na capital. Terminando o curso secundário, foi agraciado com uma bolsa de estudos na Escola Nacional de Belas Artes, onde se formou em 1945. Foi aluno de Carlos Oswald, no Liceu de Artes e Ofícios, ocasião que recebeu do governo francês bolsa para se aperfeiçoar em Paris (1946/1947).
Em Curitiba expôs no ano de 1948, sendo posteriormente homenageado pelo governo paranaense com Salas Especiais no 18.º Salão Paranaense (1961) e no 5.º Salão de Arte Religiosa Brasileira, Londrina em 1969.
Em 1950 organizou o primeiro curso de gravura no Museu de Arte em São Paulo, tendo também ministrado curso de gravura na Bahia (1951), Recife em 1954 e em Curitiba. (Lawrence Manoel)