A Prefeitura de Curitiba inicia hoje a reforma da estrutura metálica e substituição do tablado de madeira da ponte de pedestres no prolongamento da Rua Diogo Mugiatti, no Boqueirão. No fim de semana já foi feita a colocação de tábuas que haviam sido retiradas, o que colocava em risco a segurança de pedestres.
"Essas medidas, já adotadas em outras oportunidades, são uma alternativa temporária até o início da obra", explica o engenheiro Donato Ciorcero, do Distrito de Conservação de Galerias da Secretaria Municipal de Obras.
A ponte, de 30 metros de extensão por dois metros de largura, fica sobre o Rio Belém e permite o acesso dos pedestres entre os bairros Boqueirão e Uberaba.
Para que a obra seja iniciada hoje, a Copel está instalando um ponto de energia, que vai permitir utilização de solda e lixadeira elétrica. A ponte, por onde passam cerca de mil pessoas a cada dia, terá também rampa e escada de acesso. As obras devem ser concluídas em até dez dias.
Outras pontes
O trabalho na ponte da Rua Diogo Mugiatti está começando logo depois da conclusão das obras de duas pontes sobre o rio Barigüi – localizadas na Rua Bernardo Meyer, junto às ruas 15 (Rua Radialista Rubens Chagas) e 6, no bairro CIC. Em cada uma delas, passam por dia cerca de duas mil pessoas.
De acordo com o engenheiro da Prefeitura, a população colabora informando sempre que as passarelas e pontes apresentam algum tipo de problema. Atualmente, a estrutura metálica utilizada em várias passarelas substituiu as antigas, que eram feitas de alumínio grosso, material antiderrapante. Esse material era alvo de furto dos marginais, já que tem valor de recompra no mercado.