No último ano e meio, a Prefeitura investiu R$ 6 milhões em 22 obras contra enchentes em Curitiba, beneficiando diretamente 600 mil pessoas.
Curitiba resistiu bem às chuvas das últimas 24 horas, graças às obras realizadas pela Prefeitura em pontos críticos da cidade. No Bairro Novo, o Ribeirão dos Padilha atingiu 300 casas na Vila Osternack, mas ninguém precisou ser removido. Na Regional Portão, cerca de 500 casas foram atingidas na Vila Independência, Nova Barigüi, Barigüi 1 e 2 e Rose 1 e 2.
A única pessoa retirada de casa foi um senhor paraplégico, que mora na Nova Barigüi e, por precaução, foi levado à Associação de Moradores. Nenhuma família está desabrigada, apesar da intensidade das chuvas. “Nas 13 horas entre 21 horas de ontem (quinta,19) e 10 horas de hoje (sexta,20) choveu 53 milímetros, o equivalente à metade da chuva de um mês inteiro”, observa o secretário da Defesa Social, Sanderson Diotalevi.
Desta vez não foram registrados problemas em áreas como o Conjunto Cassiopéia, no Boa Vista, e Conjunto Olarias, no Campina do Siqueira, onde a Prefeitura concluiu obras contra enchentes neste ano. No último ano e meio, foram investidos R$ 6 milhões em 22 obras, beneficiando diretamente 600 mil pessoas. Em agosto foi concluída a nova galeria pluvial para evitar alagamentos na Travessa Frei Caneca, ao lado da Santa Casa.
No Cajuru não houve problemas no rio Atuba, mas o rio Iguaçu atingiu cerca de 100 casas na Vila Audi. Na Rua Maceió (Oficinas) as galerias transbordaram na quadra entre as ruas Ermílio Bertolini e Nino Rodrigues. No Pinherinho, 15 casas foram atingidas pelo Rio Barigüi na Vila Verde.
No Boqueirão, quatro casas foram atingidas na Vila Pantanal. Outro problema foi registrado no final da rua Pastor Carlos Frank, esquina com Ireno Marchezini, onde o rio Belém subiu e atingiu uma casa, mas não foi preciso que a família fosse retirada do local.
A Prefeitura já preparou locais para atender eventuais desabrigados, caso continue chovendo forte. Na Regional Portão, foram preparadas as escolas municipais Pró-Morar Barigüi, Dario Veloso e Tancredo Neves. Na Regional Bairro Novo, o ponto de atendimento fica na creche municipal Vila Osternack. Na Regional Cajuru, a escola municipal Isa Nacle.
“Estamos atendendo todas as regiões da cidade com obras de saneamento conforme as possibilidades. Trata-se de um trabalho constante de prevenção contra as enchentes que vai desde a limpeza de galerias e bocas-de-lobo até canalizações como essa”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Leopoldo Campos.
Obras ajudam cidade a resistir aos estragos da chuva
3 minutos de leitura
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna