Obra na Júlia da Costa melhora sistema viário

O projeto de revitalização da Alameda Júlia da Costa, no Bigorrilho, começa a se tornar visível com a chegada das máquinas em dois trechos da rua. As obras estão concentradas nesta semana nas proximidades da rua Jerônimo Durski, numa extensão de 1,7 quilômetros, desde a Francisco Rocha até a Major Heitor Guimarães, facilitando a ligação com o bairro do Campina do Siqueira.

A revitalização da Alameda Júlia da Costa vai provocar uma alteração no traçado da via, que estava bloqueada na altura da rua Gastão Câmara e impedia o trânsito contínuo entre o Bigorrilho e Campina do Siqueira.

“Era uma dificuldade passar o endereço de casa para quem não conhece esta região, porque muita gente não sabe que a rua tem continuidade após a Jerônimo Durski”, relata a dona de casa Isabel Fraiz, que mora há 15 anos na Júlia da Costa.

O aposentado Augusto Wolochyn, que mora há 40 anos na Júlia da Costa, também comemora o novo trecho da rua. “Esta obra da Prefeitura vai mudar a vida de todos os moradores da região”, conta ele. “Estou acompanhando passo a passo os trabalhos”, acrescenta Wolochyn.

Uma das frentes de obras em andamento está localizada no trecho bloqueado, com a abertura da rua no cruzamento com a rua Gastão Câmara, possibilitando a ligação com a Jerônimo Durski.

No local, está sendo feita a base para a pavimentação em asfalto. Já no trecho entre a Jerônimo Durski e a Mário Tourinho, onde existia antipó, está sendo executado o serviço de fresagem (retirada do pavimento antigo), que antecede a colocação de asfalto novo.

O custo do projeto de revitalização da Alameda Júlia da Costa será de R$ 4,7 milhões e envolve obras de drenagem, terraplanagem, pavimentação e iluminação; construção de calçadas com blocos de concreto intertravados (chamados paver) e uma faixa de grama; implantação de rampas para cadeirantes nas esquinas; sinalização horizontal e vertical e instalação de semáforos.

Além da revitalização da Júlia da Costa, outra alteração no sistema viário da região está prevista. Trata-se da criação de um novo binário, formado pelas ruas Gastão Câmara e Jerônimo Durski, em fase de licitação pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

A obra terá um custo de R$ 3,5 milhões, com uma extensão total de 1,1 quilômetro: 543 metros na rua Gastão Câmara, entre a Jerônimo Durski e Padre Agostinho e 622 metros na rua Jerônimo Durski, entre a Martin Afonso e a Saldanha Marinho.

Para a implantação deste novo binário, estão previstas obras de drenagem, pavimentação, calçadas, paisagismo, sinalização, instalação de semáforos e reforço na iluminação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna