A Prefeitura de Curitiba termina até o fim deste mês a primeira etapa da construção da nova trincheira na BR 277, próximo ao Shopping Jardim das Américas, liberando as pistas no sentido Curitiba/Litoral. A partir daí a obra começará a ser feita no sentido contrário – Litoral/Curitiba.
No lado em obras já foram feitas as fundações e a estrutura de parte da nova trincheira, onde agora será feita a concretagem, para liberação da pista. A construção da nova trincheira começou em junho e a previsão é que esteja concluída até o fim de setembro.
Durante todo o período em obras a rodovia não será fechada ao trânsito que, neste trecho, no km 82,8, vai funcionar em meia pista, exigindo atenção redobrada dos motoristas. Por ali passam por dia cerca de 50 mil veículos, segundo a Ecovia Caminho do Mar, que administra o trecho. Os pedestres estão sendo orientados a usar a passarela para atravessar a rodovia.
A nova trincheira vai ligar as ruas Rodolfo Senff, no Jardim das Américas, e Reinaldo Issberner, no Cajuru, consolidando o binário de ligação entre os bairros Capão da Imbuia e Hauer. Com cerca de 80% das obras concluídas, e aberto ao tráfego em quase toda sua extensão, o binário, de 8,6 quilômetros, representa um investimento de R$ 9,7 milhões, parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Mão única
Com a obra, a trincheira já existente na rua Marcos Smanhotto, que hoje é mão dupla, passará a ter mão única do Cajuru para o Jardim das Américas. A nova trincheira terá mão única no sentido inverso, do Jardim das Américas para o Cajuru.
O funcionamento de duas trincheiras em mão única vai garantir maior fluidez ao tráfego na região. Ao longo do trajeto do binário Capão da Imbuia/Hauer, formado por 11 ruas, passam 30 linhas de ônibus, incluindo a linha Inter 2, a mais carregada da Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba.
Paralela à antiga BR 116 – onde a Prefeitura está construindo a avenida Linha Verde – o binário, a partir do Hauer, começa na rua Julio César Ribeiro de Souza, segue pela José Rietmeyer e continua na Cel Francisco H. dos Santos, onde a Prefeitura construiu um canteiro central e mais uma pista com duas faixas de tráfego.
A partir da Cel Francisco H dos Santos, o binário continua pelas ruas Frei Rogério, Rodolfo Senff, Reinaldo Issberner – onde está sendo construída a nova trincheira – Miguel Calluf e Professor Nivaldo Braga, com acesso ao Terminal Capão da Imbuia.
A volta será feita a partir da Nivaldo Braga pelas ruas Miguel Calluf, Sesinando Chaves, São Vicente Palotti, Marcos Smanhoto e, de novo, Cel Francisco H. dos Santos, José Rietmeyer e Julio César Ribeiro de Souza, até a avenida Marechal Floriano, no Hauer.
As ruas que fazem parte do binário foram totalmente revitalizadas, com nova pavimentação, pistas mais largas, calçadas novas, meio-fio, iluminação, rampas que facilitam o acesso a pessoas com deficiência e paisagismo com plantio de mais de 500 árvores.
