Modificações implantadas para as obras da Linha Verde Norte desagradaram moradores das ruas Américo Mattei e Governador Agamenon Magalhães, no Tarumã. O cruzamento entre as duas vias teve o asfalto rebaixado e as calçadas reduzidas para o alargamento da pista. A prefeitura alega que o projeto foi discutido em audiências públicas e está em contato com a comunidade para reduzir os transtornos.

continua após a publicidade

Uma das mais afetadas pela nova configuração é a dona de casa Zilma Ferreira. Ela mora na esquina das duas vias e conta que há aproximadamente 10 meses conseguia facilmente chegar à rua em frente à sua residência, o que ficou impossível após o rebaixamento da pista. A casa, que até então ficava no mesmo nível da rua, está agora sobre um morro, o que impossibilita o acesso. Para conseguir entrar em casa Zilma recorre ao portão da garagem ou então precisa passar pelo gramado da vizinha.

“Minha casa era normal como qualquer outra, na altura do meio fio e com passeio normal. Agora está essa humilhação”, reclama. Para ela, a região vai ficar “um inferno” quando as obras acabarem, por causa do movimento que deve aumentar significativamente. Os moradores também criticam a adaptação da calçada na outra esquina do cruzamento, que ficou com mais de um metro de altura e ganhou corrimão provisório.

Revolta

continua após a publicidade

Cerca de 25 moradores das duas ruas se mobilizaram para cobrar soluções da prefeitura. Um dos principais questionamentos é a razão para tantas modificações, já que na Agamenon Magalhães há casas em área de invasão ao lado de um córrego, que poderiam facilmente ser manejadas. “Por que não mexeram do lado de lá, que é invasão, e mexeram conosco, que pagamos nossos impostos direitinho?”, questiona uma moradora que prefere não se identificar. Ela acha que as mudanças drásticas são resultado de erro na obra e solicita que a rua volte a ser como antes. “Isso vai interferir no valor da casa e a rua ficou horrível”, diz.

Prefeitura promete solução

continua após a publicidade

A Secretaria Municipal de Obras informa que o objetivo das mudanças é facilitar o tráfego na região, com a instalação da Linha Verde Norte e alterações nas ruas do entorno. Além disso, alega que está em contato com os moradores para tentar “diminuir os transtornos da melhor forma possível” e que a prefeitura se colocou à disposição para adequar as calçadas dos moradores afetados.