O que era para servir de residência para 140 famílias na Vila Autódromo, no bairro Cajuru, em Curitiba, hoje é apenas retrato de abandono. Algumas casas foram erguidas no local, mas a construção nunca foi concluída. Além do abandono, paredes pichadas, janelas arrancadas, telhados quebrados, entre outros, refletem o vandalismo no local.
De acordo com alguns moradores que pediram para não serem identificados, as obras estão paradas desde setembro do ano passado. Eles falam que por alguns meses o lugar ficou completamente abandonado, o que permitiu que algumas pessoas surrupiassem os materiais de construção do local. “É uma pena, pois com tanta gente precisando de moradia, estas casas estão nesta situação. As estruturas já não têm mais condições para moradia, pois infelizmente algumas pessoas sem mais o que fazer promoveram uma quebradeira no local. Ao menos agora cercaram o espaço, pois se deixassem abandonado só iria sobrar o chão de onde as casas foram erguidas. Lamento em ver uma paisagem como esta”, conta um vizinho à obra.
A assessoria de imprensa da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) conta que a empresa que fazia a construção resolveu parar porque o valor da obra estava aquém dos custos. Pelo fato de não poder reajustar o valor acertado pela licitação, os construtores resolveram parar com os trabalhos. A Cohab está rescindindo o contrato vigente. Após a rescisão, será realizada uma nova licitação para recomeçar as obras. Ainda não há um prazo definido para que isto ocorra.