Há duas semanas moradores das ruas Zenaida Zukoski e Padre João Zalanczyk, no Uberaba, em Curitiba, convivem com um lamaçal em frente de suas casas. Eles reclamam que naquele período a prefeitura de Curitiba iniciou o processo de pavimentação das ruas, mas parou.

continua após a publicidade

Desde então, por causa da grande quantidade de chuva registrada nos últimos dias na capital, ficou impossível transitar na região. Carros e pedestres não conseguem passar por causa da quantidade de lama acumulada nas duas ruas.

Donizete Ramalho dos Santos conta que ele os demais moradores estão indignados pela sensação de abandono. “Eles chegaram aqui, quebraram tudo e nos deixaram assim: sem saber o que ia acontecer. Além da nossa rua, o mesmo aconteceu com a rua da frente, onde a situação é ainda pior”, relata.

Para poder passar pela rua, os pedestres precisam pular as poças, sujar os calçados ou pisar em pedras espalhadas por moradores. “É uma situação muito perigosa. Não sabemos onde estamos pisando ao caminhar por esse lamaçal. Não estou nem saindo de casa para evitar maiores problemas”, relata a moradora Elizabete Andrade.

continua após a publicidade

Outro problema destacado por Santos é a ligação da Rua Zenaida Zukoski com a Escola Municipal Michel Khury, no Uberaba. “Na hora de saída ou chegada das aulas vira a maior sujeira. As crianças começam a brincar na lama sem saber o risco”, ressalta.

Para evitar maiores transtornos, o morador Francisco Chiminski preferiu deixar seu carro fora da rua. “Tive que deixar meu carro na casa de um vizinho próximo”, reclama.

continua após a publicidade

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, a administração regional do Cajuru, responsável pelo local, iniciou realmente há duas semanas o processo de pavimentação dessas duas ruas.

Porém, por causa das chuvas, os trabalhos tiveram que ser suspensos, mas serão retomados no máximo até sexta-feira. A prefeitura afirma que, dependendo das condições do tempo, dentro de 40 dias as duas ruas estarão com asfalto definitivo.