OAB cobra melhor atendimento judiciário

A seccional Paraná e a sub-seção Curitiba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) começaram ontem na capital, em frente ao Fórum Cível, a Campanha pela Melhoria no Atendimento dos Cartórios Judiciais. O lançamento da campanha foi marcado por um ato público em frente ao fórum e pelo início de uma pesquisa de opinião que se estenderá até o dia 15 de junho.

Segundo o presidente da subseção Curitiba da OAB, Marlus Arns de Oliveira, é preciso facilitar o acesso dos advogados aos cartórios judiciais, tornando os serviços mais eficientes e padronizando o atendimento. ?O maior beneficiado vai ser o cidadão, que contará com mais agilidade de serviços.?

O secretário-geral da subseção de Curitiba da OAB, Ricardo Lucas Calderón, explica que a campanha surgiu de reclamações dos serviços prestados pelos cartórios judiciais. Para ele, é muito importante que as informações atualizadas de andamento de processos estejam disponíveis na internet, o que não acontece atualmente. ?É difícil fazer estimativas, mas acredito que realizando mudanças pode-se diminuir o tempo de andamento de processos, que é hoje de quatro a cinco anos, em 30%. Os estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro são exemplos de lugares em que cartórios têm um bom sistema informatizado.?

Calderón diz que a campanha tem duas etapas. ?Num primeiro instante, estamos fazendo um levantamento dos problemas: iremos tabular os dados e entregá-los ao Poder Judiciário. O segundo momento será o de buscar soluções efetivas.? Oliveira espera que, dos 14 mil advogados de Curitiba e Região Metropolitana, cerca de 80% respondam a pesquisa. Os questionários estão disponíveis no site http://www.oabpr.org.br, podendo ser preenchidos também no Fórum Cível, na Vara de Família e no Juizado Especial.

O advogado Silvio Guidi concorda que são necessárias melhorias. ?É preciso maior agilidade no atendimento. É até mesmo uma questão de respeito.? Outro advogado, Alexandre Rech, diz que toda vez que vai a um cartório judicial chega a ficar uma hora esperando para ser atendido.

Procurando melhorar

O presidente da Associação dos Serventuários de Justiça do Paraná (Assejepar), Luiz Alberto Name, afirma que os cartórios judiciais paranaense já vêm buscando alternativas para agilizar o atendimento em suas dependências. Sobre a pesquisa realizada pela OAB-PR, ele informa que a Assejepar pretende utilizar os resultados do levantamento para promover ajustes que tragam melhorias para a população. ?A pesquisa é válida desde que seja com o intuito de orientar e sugerir modificações, porque você tem idéia do que pensa o usuário. Faremos o que for necessário para melhorar.?

Name ressalta que comparativamente a outros estados brasileiros, o Paraná é um dos que apresenta melhor qualidade de serviços. Segundo o presidente da Assejepar, entre os diferenciais está o fato de os cartórios judiciais paranaenses estarem 100% informatizados. Mas ele afirma que a lentidão da Justiça brasileira não se concentra nos cartórios judiciais do Paraná, que estão cumprindo suas atribuições. Segundo Name, há várias dificuldades. ?Não temos um fórum adequado, os cartórios são pequenos e não oferecem conforto para usuários e funcionários. Além disso, a quantidade de juízes é muito pouca.?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo