O Paraná ultrapassou a marca de 6 milhões de veículos em circulação em 2013. Com aumento médio de 7% ao ano, a frota paranaense mais do que dobrou nos últimos dez anos. Em 2003, eram quase 3 milhões de veículos registrados no Estado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (20) pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran).

continua após a publicidade

Hoje o número de carros, motos, caminhões e ônibus, entre outros, equivale a quase 60% da população – que conforme o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) somava 10,4 milhões de pessoas em 2010. Ou seja, existe um veículo registrado a cada dois paranaenses. Em 2003, esta relação era de um veículo para cada três pessoas, considerando a população da época, que segundo o IBGE era de aproximadamente 9,5 milhões de pessoas.

“É um crescimento que exige do poder público planejamento e investimentos em educação, fiscalização e engenharia. O governo tem adotado uma série de medidas para melhorar os serviços e garantir segurança no trânsito. Além disso, também passou a auxiliar os municípios no planejamento de ações nesse sentido”, destaca o diretor -geral do Detran, Marcos Traad.

Curitiba é o município paranaense com o maior número carros nas ruas, com mais de um milhão de veículos. Londrina e Maringá ultrapassaram a marca dos 200 mil automóveis. No ranking das maiores frotas, também entram as cidades de Cascavel, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu, que já registraram mais de cem mil veículos em sua frota.

continua após a publicidade