Além das tradicionais chuvas de verão de janeiro, os últimos dias têm concentrado alto índice de raios em Curitiba e no Litoral do Paraná. A sensação de que está trovejando muito é confirmada pelos números do Instituto Simepar. Nas duas primeiras semanas do ano, o número de raios em Curitiba em 2014 foi nove vezes maior do que no mesmo período do ano passado. No Litoral, a incidência de raios foi cinco vezes maior nos últimos quinze dias.
Embora altas temperaturas e umidade contribuam para a formação de nuvens de tempestade, a intensa atividade elétrica não tem um motivo específico. “De uma forma global, estamos num período estável com relação ao clima. Não há sistemas como o El Niño ou La Niña em operação, que possam explicar essa incidência maior de raios. Mas as tempestades estão muito mais ativas nessa época, com relação ao ano passado”, explica Marcos Jusevicius, meteorologista do Simepar.
Janeiro e fevereiro são os meses que, historicamente, há maior incidência de raios na região.
Previsão
Novas pancadas de chuva devem ocorrer hoje em Curitiba, mas o final de semana promete ser ensolarado. De acordo com o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar, há poucas chances de chover em Curitiba no sábado e no domingo. “O tempo vai se firmar e dificilmente teremos chuva na capital”, informa.
Com as constantes chuvas, a média para o mês de janeiro, que é de 230 milímetros, deverá ser ultrapassada. Segundo Jacobsen, o acumulado já chega a 210 mm. “É bem provável que a média seja superada, uma vez que foram poucos os dias neste mês em que não choveu”, diz.
A previsão para o fim de semana no litoral paranaense não é muito animadora e o tempo deve ficar entre nublado e chuvoso.