O boletim extraordinário de balneabilidade – divulgado nesta segunda-feira (21) pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), apresentou uma melhora de 50% na qualidade da água para banho no litoral paranaense.
Nesta nova coleta, nove novos locais se tornaram próprios para banho e um impróprio ? localizado, em Guaratuba 100 metros à esquerda do Morro do Cristo, o que aumenta de oito para 16 os locais apropriados para os banhistas.
?O objetivo desta análise extraordinária foi comprovar se a má qualidade da água persistiria com a coleta de água sendo feita em um dia livre de chuvas. Assim, pudemos constatar que os resultados da última quinta-feira (17) realmente foram atípicos e influenciados pelos alagamentos e transbordos das fossas sépticas decorrentes das chuvas?, constatou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.
Em função das condições atípicas da coleta da semana passada – quando choveu a metade do esperado para todo o mês de janeiro nas 48 horas que a antecederam – nova coleta foi realizada na última sexta-feira (18), e seu resultado substituirá o da semana anterior para a classificação das próximas semanas.
Melhoria
A melhoria mais significativa ocorreu no município de Matinhos, onde sete pontos tornaram-se próprios. São eles: balneário Iapacaray, direção da Rua Ponta Grossa; balneário Solymar, 180 metros à direita do Camping Club; no balneário Flórida, 60 metros a direita da Rua Saudade; balenário Riviera, rua Tamboara 2,5 mil metros do rio Matinhos e na rua Toledo; no balneário Flamingo, rua Campo Mourão 850 metros do rio Matinhos e em frente ao SESC de Matinhos.
No município de Pontal do Paraná, apenas um ponto apresentou melhora, localizado no balneário Santa Terezinha, em frente à Rua Paraná. Já na Ilha do Mel, praia de Encantadas o ponto localizado no mar de Fora, em frente à praça de alimentação ficou próprio para banho novamente.
O presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, contou ainda que outros nove pontos ? além dos já mencionados ? estão próprios para banhos, mas serão sinalizados como impróprios, seguindo determinação da legislação devido ao histórico anterior, que deve ser considerado para avaliar se o ponto é próprio ou impróprio.
Coletas
A coleta de amostras para a análise da água é realizada todas as segundas-feiras ? dia seguinte ao final de semana, quando é maior fluxo de turistas e nos locais onde há maior número de banhistas – em 43 pontos da orla paranaense. Com as mãos protegidas para evitar a contaminação dos frascos, os profissionais coletam as amostras em frascos de vidro contendo uma substância que preserva as bactérias existentes na água.
De acordo com o diretor de Estudos e Padrões Ambientais do IAP, Celso Augusto Bittencourt, responsável pela análise da balneabilidade a próxima amostragem (coleta) será realizada nesta segunda-feira (21) e o boletim divulgado normalmente no próximo dia 24 (quinta-feira).
Operação Varredura
Continuando o trabalho de despoluição das praias do litoral, a Sanepar iniciou nesta segunda-feira (21) uma ?operação varredura? com vistoria das ligações de esgoto e identificação de fossas sépticas irregulares na bacia do Brejatuba, em Guaratuba.
Segundo a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, a escolha da região se deve à existência de uma rede com mais de 15 anos. ?Vamos repassar a vistoria em cerca de 3,2 mil imóveis para avaliar as condições e a qualidade das ligações, verificando a existência de fossas. Isso porque no local de muitas construções antigas não passaram por reformas e podem estar contaminando o mar?, enfatizou Arlete.
A Secretaria do Meio Ambiente e o IAP também divulgam os boletins em seus portais nos endereços eletrônicos (www.pr.gov.br/meioambiente) ou (www.pr.gov.br/iap).