Com uma velocidade de atendimento média de 1,2 mil pessoas por hora, a Central do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), no bairro Prado Velho, em Curitiba, neste domingo (15), deve bater um novo recorde no recadastramento biométrico dos eleitores da capital, atingindo exatasa 11.951 pessoas.
Entretanto, o Tribunal prevê que somente na quarta-feira (18), atingirá os 1.091 milhões de eleitores necessários para que a biometria ocorra no pleito deste ano. Por enquanto, são 1.071 milhões de recadastrados.
No sábado (14), 10.277 eleitores de Curitiba foram habilitados a votarem pelo sistema biométrico. O total de ontem também superou todas as outras marcas da Central do TRE-PR desde que foram iniciados os trabalhos, em 29 de março do ano passado.
Tais números, entretanto, não evitaram uma longa espera para quem deixou o recadastramento para estes últimos dias. A fila dos eleitores que não fizeram ou não conseguiram agendar pela internet ultrapassava o portão do Tribunal, tomando boa parte da quadra neste domingo.
Segundo a assessoria de imprensa, o tempo de espera para quem não agendou está em uma hora e para os que tinham marcado de 10 a 15 minutos. Quem estava na fila, falava em duas horas de espera.
A balconista Luciane Cunha, de 37 anos, disse que no feriado de Finados desistiu após esperar por mais de 90 minutos na fila. “Se estava assim em novembro, hoje eu devo ficar pelo menos duas horas esperando”, calcula. Ela conta que nos últimos três dias tentou fazer o agendamento pela internet, mas não conseguiu.
A mesma dificuldade foi constatada pelo servidor público Marcos Silva, de 36 anos. “Tenho 15 megas de banda larga e não consegui marcar pela internet”. De acordo com o TRE-PR, a página carregou normalmente durante a semana passada, mas nem todo mundo conseguiu acessar a tempo para obter uma das 12,6 mil senhas (6,3 mil para sábado e 6,3 mil para domingo) disponibilizadas ao último fim de semana de recadastramento. Ainda sobre o agendamento, a assessoria do TRE-PR informa que ainda existem senhas para todos os demais dias até 20 de janeiro quando encerra o prazo.