Número de ciclistas nas canaletas cai pela metade

Os ciclistas estão trocando a pista exclusiva do biarticulado pelas pistas lentas dos cinco corredores de transporte de Curitiba. Pesquisa realizada em agosto pelo Núcleo de Educação e Cidadania da Diretran revela que quase 53% dos ciclistas deixaram de utilizar a canaleta.

A primeira pesquisa foi feita em abril – antes do início da campanha do ciclista ? e constatou que, por dia, 2.111 ciclistas usavam a canaleta nos horários de pico da manhã (das 6h30 às 8h30) e no pico da tarde (das 16h30 às 18h30). Uma nova pesquisa em junho apontou uma redução de 41,97% – 1.225 ciclistas ainda usavam a pista exclusiva. A pesquisa mais recente, realizada em agosto, registrou 994 bicicletas nas canaletas nos horários de pico, uma redução de 52,91% se comparado à primeira pesquisa.

Na avaliação do diretor da Diretran, José Álvaro Twardowski, a mudança é resultado da Campanha de Educação do Ciclista que começou no dia seis de maio. Todos os dias, agentes municipais de trânsito e fiscais do transporte coletivo abordam ciclistas que ainda usam a canaleta orientando e alertando para os riscos do uso da pista do ônibus.

Ciclofaixa ? O ciclista Airton Antônio Ribas, de 36 anos, mora na Vila Camargo, trabalha no centro como manobrista e usava a canaleta do corredor leste todos os dias. ?Agora não estou usando mais. Vou pela pista lenta no mesmo sentido dos carros. O único problema é que ainda existem alguns motoristas que não respeitam a presença do ciclista. Acho que quando pintarem a ciclofaixa separando o tráfego de carros e bicicletas será mais seguro e os motoristas que estiverem usando a pista lenta vão entender que é preciso dividir o espaço?, comenta.

A Diretran acaba de concluir uma avaliação das pistas lentas dos corredores exclusivos e está elaborando os projetos de cada uma delas. Antes de os 65 quilômetros de ciclofaixas serem pintados, as pistas terão que ser recapeadas e alguns trechos do pavimento precisarão ser corrigidos. Só depois destas obras será possível fazer a sinalização horizontal (pintura) e colocar as placas (sinalização vertical).

A sinalização horizontal será feita do lado direito do bordo da pista, com faixa e pastilhas refletivas. As placas indicativas orientarão ciclistas, motoristas e pedestres. As ciclofaixas não serão segregadas da pista para permitir o acesso aos imóveis e o embarque e desembarque de passageiros. Se um motorista precisar parar para que alguém embarque ou desembarque ele poderá parar próximo à calçada, no espaço que compreende a ciclovia.

Os ciclistas devem pedalar no mesmo sentido de circulação dos veículos. Pelo Código de Trânsito Brasileiro, o motorista é obrigado a guardar distância lateral de 1,5 metro ao passar ou ultrapassar bicicleta. Deixar de manter esta distância é infração média.

A expectativa da Diretran é que as obras das ciclofaixas, que serão executadas com os recursos arrecadados das multas, comecem até o final do ano. Até lá, a campanha educativa continuará nas ruas abordando ciclistas e motoristas.

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