Os primeiros 20 radares do total de 140 novos aparelhos que devem ser instalados em Curitiba já começaram a ser colocados pelas ruas da cidade. Apesar de já estarem visíveis aos motoristas, a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), que gerencia o transporte da cidade, garante que os equipamentos não vão começar a funcionar antes de uma ampla divulgação e sem que seja feita a sinalização indicando onde os aparelhos estão localizados.
Até agora, a data para que os novos radares comecem a funcionar ainda não foi divulgada. Por enquanto, os novos radares estão sendo aferidos por técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem).
A medida que os novos radares forem ficando prontos, alguns dos antigos serão desligados, geralmente aqueles que ficam perto dos que estão sendo instalados, para fazer a substituição.
Metade desses novos radares virá com novas atribuições além de registrar os motoristas que ultrapassarem o limite máximo de velocidade permitido, que é de 60 quilômetros por hora na maioria das vias.
Avanço de sinal vermelho, conversão proibida e parada em cima da faixa de pedestre também serão infrações registradas pelos aparelhos. A outra metade, apesar de verificar apenas a velocidade com que os motoristas passam pelo local, contam com tecnologia mais moderna, de acordo com a Urbs.
Alguns dos novos equipamentos já podem ser vistos em pontos da Avenida Manoel Ribas, da Rua Ubaldino do Amaral, da Avenida das Torres e da Rua Nicarágua.