Dois novos educandários, locais para a recuperação de adolescentes infratores, serão construídos nas cidades de Maringá e Piraquara. Três centros, nos municípios de Ponta Grossa, Cascavel e Laranjeiras do Sul, já estão com as obras em andamento. As cinco unidades, que vão oferecer 350 vagas ao sistema, devem estar prontas até o final do ano. Segundo a presidente do Instituto de Ação Social do Paraná (Iasp), Thelma Alves de Oliveira, ainda está prevista a construção de uma sexta unidade, mas este projeto ainda está sendo formulado. A intenção seria introduzir uma concepção diferenciada neste centro. Hoje, há 700 vagas para adolescentes infratores no Estado. "Por ora, a construção dos cinco centros supre a demanda existente", declara Thelma.
Os cinco novos educandários já possuem projetos inovadores em relação às 17 unidades existentes. Cada unidade é flexível para acompanhar as variações da demanda. O projeto arquitetônico foi formulado em cima da concepção pedagógica ideal para a recuperação dos adolescentes. O complexo atende todas as recomendações previstas em legislação e foi baseado nos conceitos de segurança, humanização e educação. "Serão unidades absolutamente adequadas e atualizadas. O espírito do centro é a centralidade no processo educativo", explica Thelma.
Cada educandário vai contar com sete casas, cada uma abrigando 10 adolescentes. Eles terão alojamentos individuais. Os outros espaços serão coletivos, como a sala de visitação, teatro, local ecumênico, oficinas profissionalizantes, escola, quadras e ginásio. "Hoje, o maior problema das unidades é concentrar os adolescentes em grupos de 10 ou 20. Dormindo juntos, no mesmo alojamento, as brigas e ameaças são constantes. O novo conceito dos centros acaba com isso", comenta Thelma.
Cada unidade vai custar aproximadamente R$ 7,5 milhões e terá uma área de 4,8 mil metros quadrados. O edital de licitação para a construção das unidades de Maringá e Piraquara (que será levantada ao lado do Educandário São Francisco) foi lançado na semana passada. As empresas interessadas devem apresentar seus projetos até o dia 12 de março.
