Novo sistema torna mais ágil busca de veículos roubados

A Secretaria da Segurança Pública lançou, nesta quinta-feira (15), um sistema que torna mais ágil a busca e a recuperação de veículos roubados ou furtados. A partir de agora, com apenas um telefonema ao 190, o alerta sobre o roubo chega ao mesmo tempo para as polícias Civil e Militar. Assim que a denúncia é confirmada, o aviso é repassado para o Detran, que bloqueia o registro do veículo para que o bandido não tenha chances de negociá-lo no mercado.

?Até agora, o alerta dado pela vítima através do 190 chegava apenas para a PM. Por isso, ela também tinha que telefonar para a Polícia Civil e registrar a queixa. Nós desburocratizamos o sistema e o modernizamos com a participação do Detran?, disse o major Loemir de Mattos, coordenador do projeto.

Mattos explicou ainda que, quando a vítima telefonar para o 190, o atendente pedirá algumas informações mais detalhadas sobre ela e o veículo, para que, durante o telefonema, a PM já possa emitir o boletim de ocorrência unificado prévio. Mesmo com a nova ferramenta, é necessário que, em 24 horas, a pessoa procure a delegacia mais próxima para confirmar e assinar o boletim de ocorrência. ?Caso ela não procure a delegacia para ratificar a denúncia, o alerta será cancelado automaticamente?, disse.

Combate

O intenso trabalho da polícia em Curitiba fez com que a média diária de veículos furtados e roubados na cidade atingisse o menor índice dos últimos 15 anos. Mesmo com a frota praticamente duplicada em Curitiba, se comparada a 1991, a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos conseguiu baixar o índice de crimes registrados. Em 1991, com uma frota de mais de 467 mil carros, a média diária de furtos e roubos era de 22 veículos diariamente. Em 2006, com uma frota de quase um milhão de veículos este índice caiu para 18 por dia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo